PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA MAIO DE 2024
A+ A-

segunda, 06 de maio de 2024

Busca

segunda, 06 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

20/12/2019 12:13

A+ A-

Bebê que foi anestesiado e teve cirurgia cancelada morre

Não havia equipamentos para realizar o procedimento e a criança teve complicações

Depois de ser anestesiado e ter uma cirurgia adiada devido à falta de equipamento adequado para operação, o bebê Ícaro Davi de Castro Ferreira, de apenas três meses, morreu no Hospital Francisca Mendes (HUFM), em Manaus. 

Conforme o G1, a morte ocorreu na quarta-feira (18), e a Secretaria da Saúde do Amazonas, afirmou que após seis horas de operação, já ao fim do procedimento cirúrgico, o bebê, decorrente de um quadro de hipertensão pulmonar, sofreu colapso e morreu.

Segundo a equipe médica que performou a cirurgia, o procedimento em Ícaro correu bem e o coração artificial (utilizado em cirurgias que exigem a abertura do coração) ao fim, chegou a ser desligado. Ainda na sala cirúrgica, pouco tempo depois, o bebê começou a apresentar um quadro de insuficiência pulmonar. A informação também foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

"A cirurgia do bebê já tinha terminado, tudo estava bem, estavam fechando o bebê. Eram dois cirurgiões de extrema confiança, que operam muitos bebês e são especializados em cirurgias cardíacas congênitas. A parte cirúrgica correu bem, não teve problema nenhum no procedimento. Mas a cardiopatia era complexa. É uma má formação das válvulas. Esses bebês, geralmente, têm um problema pulmonar associado", apontou o cirurgião cardíaco Mariano Terrazas, doutor em Cirurgia Geral Tórax-Cardiovascular pela UFRJ e chefe do setor de Cirurgia Cardiovascular do HUFM.

Ícaro era uma das mais de 200 crianças cardiopatas que aguardam na fila por uma cirurgia no Hospital Francisca Mendes. Na segunda-feira (16), ele foi totalmente anestesiado, mas não pôde ser submetido ao procedimento por conta de uma máquina de anestesia usada em um dos centros cirúrgicos estar danificada. A situação, na avaliação de especialistas, não teve reflexo nas complicações cirúrgicas e óbito.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias