A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

03/08/2021 18:19

A+ A-

Caminho livre para Lula: inquérito de Barroso pode tirar Bolsonaro das eleições em 2022

Presidente do TSE se cansou de ouvir críticas do presidente sobre fraudes em urnas eletrônicas

O inquérito administrativo aberto pelo Tribunal Superior Eleitoral, nesta segunda-feira (3), pode deixar o presidente Jair Bolsonaro fora das eleições do ano que vem. 

O procedimento foi aberto após constantes afirmações do presidente sobre possíveis fraudes na contagem do voto pelas urnas eletrônicas em várias eleições. Ele defende o voto impresso como forma de fazer uma recontagem física e mais segura. 

Conforme colunista Carolina Brígido, do UOL, o ministro corregedor do TSE, Luis Felipe Salomão, é quem vai conduzir o inquérito. Ele vai apurar se o presidente e outras pessoas cometeram crimes de corrupção, fraude, condutas vedadas, abuso de poder político e econômico, entre outros. 

O procedimento é o mesmo dos demais processos judiciais, onde é feita a coleta de provas, depoimentos e perícias, mas isto não tem um prazo definido. 

Ainda há a possibilidade de unir o inquérito a um processo no TSE que já existe contra a chapa Bolsonaro-Mourão, que está em fase avançada. Se o presidente for condenado, ele pode ficar inelegível ou até perder o mandato. 

Além de colocar as urnas eletrônicas em suspeição, Bolsonaro tem atacado o presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso. O ápice da instabilidade entre os poderes se deu na quinta-feira passada, quando o presidente fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais, dizendo que mostraria provas de fraudes nas urnas. No entanto, ele apontou apenas indícios. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024