A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

29/10/2021 20:14

A+ A-

Conselho congela aumento de ICMS da gasolina por 90 dias

Situação do combustível é grave, já que eleva a inflação

Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz, anunciou, nesta sexta-feira (29), que vai congelar, por 90 dias, aumento do ICMS da gasolina. 

A medida vem em um momento de reajustes sequenciais do combustível. As altas fazem a inflação subir e tiram o poder de compra das famílias mais pobres. Em algumas regiões, o litro da gasolina comum chega a R$ 7. 

Segundo o R7, o objetivo do Confez é colaborar com a manutenção dos preços nos valores entre novembro deste ano e dezembro do ano que vem. 

O aumento da gasolina se dá em razão da política de paridade de preços com o mercado internacional, adotada pela Petrobras. A desvalorização do real frente ao dólar também colabora com o problema. 

O preço da gasolina nas refinarias já subiu 74% de janeiro até outubro. 

Preocupante

A alta sequencial da gasolina, etanol e diesel gerou alerta no Governo Federal. Segundo o R7, no último domingo, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou que não vai interferir na política de preços da Petrobras, pois a empresa é independente. 

Para amenizar a pressão dos caminhoneiros, em relação a alta do diesel, Bolsonaro tem insistido no auxílio de R$ 400 aos profissionais do volante. A medida é criticada por algumas lideranças, que exigem medidas estruturais e não paliativas. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024