Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Geral

Em delação, 'Doleiro dos doleiros' diz que levava pacotes de dinheiro para donos da Globo

Dinheiro era entregue na sede da emissora, no Rio de Janeiro

14 agosto 2020 - 19h42Por Thiago de Souza

Dario Messer, doleiro investigado na Operação Lava Jato, disse, em delação premiada, que entregava pacotes de dinheiro para membros da família Marinho, que é dona da TV Globo. A notícia veio à tona nesta sexta-feira (14). 

Conforme a RecordTV, Messer é conhecido como o ‘’doleiro dos doleiros’’, ou seja, seria um ‘’mestre’’ na arte de lavar dinheiro para grandes empresas e pessoas envolvidas em escândalos de corrupção. 

Ainda segundo o investigado, as remessas de dinheiro eram feitas de duas a três vezes por mês, em quantias que variavam entre 50 mil a 300 mil dólares.  Pela cotação desta sexta-feira, os valores correspondem a R$ 269 mil e R$ 1.615 mil. 

As entregas, especificou Messer, eram feitas na sede da TV Globo, que fica no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Os destinatários, disse ele, eram Roberto Irineu Marinho, que é presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo e João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo. 

A delação premiada feita pelo doleiro dá conta que os valores entregues por ele no Brasil eram compensados no exterior e a mesma quantia era depositada de volta em suas contas também fora do país. 

O que dizem os delatados

A assessoria dos empresários Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho informou que eles nunca realizaram operações de câmbio não declaradas às autoridades brasileiras e também que os dois não têm contas desse tipo no exterior.