Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Geral

Fundação da UFMS cria comissão para debater privatização da universidade

Documento é assinado pelo reitor da universidade em Mato Grosso do Sul

27 setembro 2018 - 19h00Por Celso Bejarano
Fundação da UFMS cria comissão para debater privatização da universidade

Resolução de número 112, do Conselho Universitário da Fundação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), datado no dia 20 de setembro, sete dias atrás, diz que a instituição constituiu uma “comissão de assessoramento” integrado por seis servidores para discutir “assuntos inerentes a privatização das universidades públicas”.

O assunto, contrariado por estudantes e professores, tem sido debatido desde a segunda metade do ano passado. Para alguns especialistas em educação, o Governo Federal já vem tentando privatizar as universidades.

Em outubro do ano passado, por exemplo, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite que as universidades públicas cobrem mensalidade para cursos de extensão, pós-graduação lato sensu e mestrados profissionais. 

Fica mantida a exigência de gratuidade nos cursos de graduação, residência na área da saúde e curso de formação profissional na área de ensino.

O texto principal da proposta recebeu 318 votos favoráveis, 129 contra e 4 abstenções. Os deputados analisarão na próxima semana destaques que visam modificar a PEC. 

Por se tratar de uma mudança na Constituição, o texto ainda precisará passar por uma votação em segundo turno antes de ir ao Senado.

Na resolução da UFMS, assinada pelo reitor Marcelo Augusto Santos Turine, diz que a comissão de assessoramento para debater a privatização das universidades pública será composta pelos servidores Augusto César Portella Malheiros, Dulce Maria Tristão, Henrique Mongelli, Paulo César Duarte Paes, Mariuza Aparecida Camillo Guimarães e Fernando Rodrigues Farias.