TJMS - novembro
tce novembro
Menu
Busca segunda, 18 de novembro de 2019
Geral

Intercept divulga 1º áudio e mostra Dallagnol celebrando proibição de entrevista de Lula

Coordenador da Força Tarefa da Lava Jato pede que colegas não repercutam publicamente a decisão

09 julho 2019 - 18h49Por Thiago de Souza

O site The Intercept Brasil divulgou o primeiro áudio da série de matérias com vazamentos de conversas entre os procuradores da Força Tarefa da Lava Jato e o então juiz Sérgio Moro. Na gravação, Deltan Dallagnol celebra decisão do STF que proíbe Lula de dar entrevista. 

Dallagnol comunica os colegas dizendo  que liminar do ministro Luiz Fux que derrubou decisão de Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). A sentença liberava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conceder entrevista. Na mensagem de voz, Dallagnol pede aos integrantes da operação que não divulguem a decisão do magistrado para impedir a defesa do petista de entrar com recurso.

“Não vamos alardear isso aí, para evitar a divulgação enquanto for possível”, orientou o coordenador da Lava Jato. E seguiu: “Porque, quanto antes divulgar isso, vai ter recurso do outro lado ou vai para plenário. O pessoal pediu para não comentar e evitar recurso de quem tem uma posição contrária a nossa”, disse. “Mas a notícia é boa, para começar bem o final de semana.”

Nas conversas divulgadas nesta terça-feira (9), os procuradores imediatamente se movimentaram, debatendo estratégias para evitar que Lula pudesse falar. Para a procuradora Laura Tessler, o direito do ex-presidente era uma “piada” e “revoltante”. Ela classificou nos chats como “um verdadeiro circo” a permissão dada ao petista. Outra procuradora, Isabel Groba, respondeu: “Mafiosos!”.