Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Geral

Mais um! Jovem é multado em R$ 11 mil por vender cobras exóticas em Franca

Polícia apreendeu 15 cobras e outros animais na casa do rapaz

22 setembro 2020 - 11h00Por Rayani Santa Cruz

Um jovem de 19 anos foi multado em R$ 11,1 mil por suspeita de criar e vender animais exóticos em Franca (SP). Nesta  segunda-feira (21), a Polícia Ambiental apreendeu 15 serpentes, cinco aranhas-caranguejeiras, três ouriços, três saguis, um jabuti, um cágado e uma coruja suindara na casa dele.

Conforme divulgado pelo G1 e pela Istoé, o suspeito criava os animais desde os 12 anos sem autorização dos órgãos ambientais. Os animais não tinham sinais de maus-tratos, mas a criação era ilegal. Entre os bichos apreendidos, duas espécies, a corn snake e a king snake, não fazem parte da fauna brasileira, além de ouriços pigmeus africanos.

Os animais serão levados ao Instituto Butantan, na capital paulista. Na casa do suspeito, também foi apreendida uma espingarda de calibre 2, dois cartuchos intactos e cinco deflagrados do mesmo calibre, e outra espingarda de calibre 5.5.

O jovem disse à Polícia que adquiriu as armas em troca dos animais e não tinha nota fiscal delas. Além de pagar a multa, o suspeito responderá por crime ambiental, com pena prevista de três meses a um ano de prisão.

Há alguns meses, um estudante que criava, vendia e maltratava serpentes foi picado por uma delas em Brasília. Como a região não possuía o soro antiofídico ele teve de ser transferido para um hospital de São Paulo e a Polícia descobriu o esquema de venda de animais.