A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

21/03/2019 14:15

A+ A-

Professor Rinaldo ressalta a importância da preservação dos recursos hídricos

Apesar de o acesso a água e ao saneamento ser reconhecido como um direito humano, mais de 2 bilhões de pessoas não dispõem dos serviços mais básicos

Em sessão plenária na manhã desta quinta-feira (21), o deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) trouxe à tribuna da Assembleia Legislativa, o debate referente à preservação dos recursos hídricos, não só em nosso Estado como também em todo o mundo. O parlamentar fez questão de abordar o assunto por ser autor da Lei 4.774/2015, que instituiu o Dia Estadual de Incentivo à Redução de Consumo, Reuso e Racionalização de Água e Eficiência Energética, celebrado em Mato Grosso do Sul no dia 22 de março, mesma data que que se comemora o Dia Mundial das Águas, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004.

“Criamos a Lei com objetivo de incentivar o uso controlado, consciente e a reutilização da água, combater o desperdício de água e energia, além de promover a idéia de preservar as fontes de águas e despoluir as que já se encontram poluídas”, comentou o deputado. Na ocasião, Professor Rinaldo trouxe dados importantes divulgados no último Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, intitulado “Não deixar ninguém para trás”, lançado nesta terça-feira (19), em Genebra, na Suíça, durante a 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos.

Apesar de 75% da superfície do planeta ser coberta por água, apenas 3% desse total pode ser consumida. Grande parte da água do planeta é salgada, ou seja, imprópria para o consumo humano. Em entrevista, o parlamentar comentou que “Sem falar que a pouca quantidade de água doce, ou seja, disponível para o consumo humano, é distribuída de forma irregular no planeta. Tem lugar que existe abundância, como nosso Mato Grosso do Sul, por exemplo, e tem lugar com grande escassez”.

Ao analisar os dados referentes ao consumo divulgado no relatório da ONU, Professor Rinaldo ressalta que “A quantidade de água é a mesma no globo, ao passo que a população vem aumentando a cada dia, ou seja, aumenta a demanda por recursos hídricos”. Especialistas já afirmam que neste ritmo, 40% da produção mundial de grãos estará em risco até 2050. O artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos da Água diz que “O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Artigo 3 º da Declaração dos Direitos do Homem”. Apesar de o acesso a água e ao saneamento ser reconhecido como um direito humano, mais de 2 bilhões de pessoas não dispõem dos serviços mais básicos, de acordo com a própria Unesco.

O relatório também aponta que metade as pessoas que não tem acesso a água segura, vive na África, onde apenas 24% da população local tem acesso a água potável segura. Mato Grosso do Sul é uma estado muito privilegiado no que diz respeito a recursos hídricos. Grande parte do Pantanal está dentro do território do Estado, inúmeros mananciais e ainda localizado sobre o Aquífero Guaraní. Na avaliação do Professor Rinaldo, não faltam motivos para criarmos hábitos que venham ao encontro da preservação de um recurso tão precioso.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024