Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Interior

Testagem em massa flagra 41 detentos com covid-19 em Rio Brilhante

Suspeita é que atendimento médico fora do presídio tenha causado a contaminação

17 julho 2020 - 16h17Por Thiago de Souza

Testagem em massa contra a covid-19, no presídio de Rio Brilhante, identificou 41 internos com a doença, em Rio Brilhante. Os testes começaram nesta quinta-feira (16) e tiveram sequência nesta sexta-feira (17). 

Conforme o site Rio Brilhante em Tempo Real, são 288 presos na unidade. Os trabalhos começaram após dois presos serem infectados. 
Ainda segundo o site, a suspeita é que o contágio tenha ocorrido durante atendimento médico a um deles fora do presídio. Dois servidores também testaram positivo e já estão afastados. A aplicação dos testes deverá prosseguir pelos próximos dias, de acordo com as possibilidades da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o início da pandemia, várias medidas têm sido adotadas com uso constante de máscaras pelos policiais penais, além de fornecimento de máscaras aos internos. Também é realizada desinfecção constante do ambiente, são disponibilizados materiais para higienização das mãos; além das visitas estarem suspensas desde março, assim como nos demais presídios do Estado, entre outros procedimentos. 

Este mês, segue o Rio Brilhante em Tempo Real, a unidade penal também recebeu reforço na proteção dos servidores com a doação de “face shields” protetores faciais da Rede CoronaVidas.

Uma galeria da penitenciária foi separada para o isolamento dos casos positivos, cujos internos ficarão divididos conforme perfil. Segundo a direção de unidade, serão separados internos integrantes de facção dos não faccionados, bem como reeducandos que cumprem pena por crimes sexuais.