TJ BANNER JUNHO 2022
PREF MARACAJU JUNHO REFIS 2022
Menu
sábado, 25 de junho de 2022 Campo Grande/MS
GOV ENERGIA ZERO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
GOV CRESCIMENTO JUNHO 2022
Polícia

Casal é resgatado de fazenda onde dormiam com os porcos, no Pantanal

Dono da propriedade possui mais de mil cabeças de gado, mas os deixava trabalhando em situação análoga à escravidão

17 maio 2022 - 11h18Por Antonio Bispo

Casal, de 28 e 33 anos, foi resgatado nessa segunda-feira (16), de uma fazenda localizada na região do Pantanal, em Corumbá, vivendo em situação análoga à escravidão.

De acordo com a Polícia Civil, investigadores foram até o local para investigar uma denúncia sobre o casal vivendo em tal situação.

Os agentes foram até a propriedade, que pertence a um idoso de 63 anos e possui um patrimônio com mais de mil cabeças de gado, e encontraram as vítimas.

Ao serem perguntadas, disseram que trabalham no rancho há pouco mais de dois meses  e que, inicialmente, foram contratados pelo pagamento de R$ 60 para cada hectare de terra roçada.

Entretanto, conforme eles, nunca houve nenhum pagamento pelo trabalho realizado, inclusive, possuindo uma dívida junto ao patrão de mais de R$ 2 mil, por conta da alimentação fornecida para eles.

Quanto ao local onde viviam, afirmaram que, por um tempo, dormiam no chiqueiro junto aos porcos e, posteriormente, conseguiram construir um barraco de madeira, sem piso e paredes, ficando vulneráveis ao vento, chuva e frio, além da entrada de animais.

No local também não havia água encanada, sendo preciso beber água direto do rio, bem como realizar os banhos e necessidades fisiológicas.

Como não havia nenhum barco, as vítimas ficavam totalmente dependentes do patrão de levar comida, que não ocorria com frequência.

Assim, dependiam de doações de vizinhos. Foi afirmado, ainda, pelas vítimas, que a carteira de trabalho jamais foi assinada

Diante da situação, o delegado de Polícia Nicson Lenon determinou a prisão em flagrante de três pessoas, sendo pai e dois filhos, responsáveis pelo casal.