A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Polícia

há 2 anos

A+ A-

Operação 'Dark Money' investiga desvio de R$ 23 milhões e prende 7 em Maracaju

As ações policiais desta fase das investigações miram servidores públicos que atuaram no alto escalão do executivo municipal no exercício de 2019/2020 sob a gestão do ex-prefeito Maurílio Azambuja

A Operação 'Dark Money' foi deflagrada nesta quarta-feira (22) em Maracaju e investiga desvio de mais de 23 milhões dos cofres públicos do município. O Dracco (Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil de MS) apurou que o esquema criminoso ocorreu no ano de 2019/2020 sob a gestão do ex-prefeito Maurílio Azambuja.

Foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, havendo mais um mandado de prisão temporária em aberto. O investigado era considerado foragido, além de cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão.  A Polícia ainda, promoveu o bloqueio de bens, dentre outras medidas cautelares determinadas pela Justiça.

As ações policiais desta fase das investigações miram servidores públicos que atuaram no alto escalão do executivo municipal no exercício de 2019/2020, bem como, empresários e empresas com envolvimento no esquema.

Esquema

Equipes do Dracco com suporte técnico do LAB-LD (Laboratório de LAvagem de Dinheiro) constataram que foi criada uma conta bancária de fachada, diversa da oficial e não declarada aos órgãos de controle interno e externo do município, por onde foram promovidos mais de 150 repasses de verbas públicas em menos de um ano.

 A partir de negócios jurídicos dissimulados, integrantes do alto escalão da prefeitura emitiram mais de 600 lâminas de cheques, que totalizaram mais de R$ 23 milhões de reais, a empresas, sem qualquer lastro jurídico para amparar os pagamentos.

Muitas das empresas beneficiárias dos valores não mantinham relação jurídica com a prefeitura (licitação, contrato ou meio legal que amparasse a transação financeira). Além disso, não havia emissão de notas fiscais e os valores não eram submetidos a empenho de despesas, operações legais que devem ser observadas pelos entes públicos.

Diante da gravidade dos fatos, foram requeridas ao Judiciário de Maracaju várias medidas cautelares como mandados de prisão temporária contra servidores públicos e particulares, busca e apreensão em empresas, bloqueio de bens e outras, todas cumpridas na presente data pela PCMS, após parecer favorável do Ministério Público e decisão do Poder Judiciário da Comarca de Maracaju.

Participaram também da operação Dark Money policiais civis de várias unidades de MS.

As ações de Polícia Judiciária Civil foram realizadas no Município de Maracaju, Corumbá, Ponta Porã e Campo Grande e envolveram 60 policiais civis do estado do MS e ainda na cidade de Umuarama através de uma equipe da PCPR.
 
A expressão Dark Money, atribuída à Operação do Dracco, é uma alusão à natureza do dinheiro fruto da corrupção sistêmica que atinge setores públicos e perpetrada por seus gestores.
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024