A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Polícia

14/07/2021 17:00

A+ A-

Polícia conta com auxílio de aparelho para encontrar nova ossada no Santa Eugênio

Suspeita é que nova vítima encontrada tenha sido morta a tiros e polícia não descarta que local seria usado por facção criminosa

Mais uma ossada humana foi encontrada no 'cemitério' do bairro Santa Eugênio, em Campo Grande, nesta quarta-feira (14). A Polícia Civil, através de diligências da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios), contou com a ajuda de um aparelho de mapeamento capaz de identificar os possíveis locais de enterro dos corpos.

O delegado Carlos Delano está a frente das investigações e não descarta que o cemitério possa ter sido utilizado por membros de facções criminosas para desovar os cadáveres e tentar ocultar os crimes.

"É possível sim, não excluímos essa hipótese. Considerando o local onde os cadáver estavam enterrados, as condições como tudo aqui estavam, a investigação pode revelar, e nós consideramos essa hipótese, que as mortes estão ligadas e vinculadas as facções criminosas", indagou.

Em relação ao aparelho disponibilizado pela UFMS (Universidade de Mato Grosso do Sul), o cadáver foi encontrado aproximadamente 50 metros do primeiro, descoberto no dia 5 deste mês, onde uma ossada adulta foi encontrada, mas que ainda dependem do resultado de DNA para descobrirem a identidade da vítima.

Mas, conforme detalhes esclarecidos pelo delegado, essa primeira ossada é de um homem que morreu com uma pedrada ou possivelmente pauladas, mas que os exames periciais vão determinar mais afundo a circunstância da morte. Em relação ao segundo cadáver encontrado nesta quarta, a suspeita é que ele tenha sido assassinado a tiros.

Tudo isso foi possível com a ajuda do aparelho de mapeamento chefiado por Cícero Calisto, Perito Criminal do Instituto de Criminalística. Segundo Delano, a aparelhagem foi incisiva ao mostrar exatamente onde estava o corpo que estava enterrado.

"Ele apontou locais onde poderia haver e um desses locais precisamente nós encontramos esse cadáver hoje. A evidência é de que tenha uma marca no crânio de uma lesão provocada por projétil de arma de fogo, então tenha possivelmente sido essa a causa da morte. Foi achado um projétil de arma de fogo também e vai haver exames periciais que vão poder esclarecer sexo desse cadáver e isso vai nos auxiliar também e vai embasar nas diligências de campo que faremos para tentar evidenciar quais são as circunstância dessa morte".

Estudo com aparelho

O perito Cícero explicou que o método usado para encontrar esse cadáver aconteceu através da condutividade elétrica do solo, possível com a liberação de necrochorume que infiltrou no solo e aumentou a possibilidade de percepção do aparelho, medido justamente por conta dessa condutividade elétrica liberada pelo líquido.

"Esse método trata-se de um método eletromagnético indutivo e é baseado na condutividade elétrica do solo. Então quando nós temos uma situação com cadáver que se encontra enterrado, ele libera uma quantidade de necrochorume e ao infiltrar no solo, aumenta a salinidade do solo e aumentando ele, aumenta a condutividade elétrica do solo. Então é justamente isso que é medida através equipamento".

O método tende a ser levado definitivamente para a Perícia Criminal de Mato Grosso do Sul, após a comprovação de que a liberação do necrochorume e a condutividade elétrica do solo são medidas pelo aparelho e por isso, há uma comprovação de que o método torna-se eficaz nas buscas por corpos enterrados.

Não é a primeira vez que o aparelho é utilizado, essencial para buscas de corpos que vitimados pelo criminoso Nando, no Danúbio Azul.

 
Polícia encontra mais corpos em suposto cemitério do crime no Santo Eugênio

Polícia encontra mais corpos em suposto cemitério do crime no Santo Eugênio

Posted by TopMídia News on Wednesday, July 14, 2021

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias