A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Operação Gomme

13/11/2018 19:14

A+ A-

PRF e Ibama flagram pneus feitos para a neve em lojas de Campo Grande e Dourados

Produto feito para outro clima pode causar acidentes de trânsito em razão da aderência

Operação da Polícia Rodoviária Federal e Ibama de combate ao contrabando de pneus vindos da europa e da ásia flagrou produtos elaborados para rodar em clima de neve sendo vendidos em lojas do ramo em Campo Grande e Dourados. A ação conjunta ganhou o nome de Gomme, que significa pneu no idioma italiano.

A investida contra a ilegalidade ocorreu em seis estados do país. Em MS, cinco empresas vendiam os pneus em Campo Grande e duas em Dourados, no sul do estado. 12 fiscais do meio ambiente e outros 12 da PRF fizeram a operação em MS.

Conforme a PRF, até o momento foram apreendidos 3.833 pneus usados e importados. Não houve prisões, somente abertura de inquérito policial pela Polícia Federal.

Ibama e PRF fazem ação contra venda ilegal de pneus. (Foto: Divulgação PRF)

Perigo

Os agentes federais encontraram unidades vindas de diversas localidades: Itália, Portugal, França e Índia. Os pneus específicos para condições de inverno rigoroso ou neve são comprados na Europa e outros países de clima extremo para uso durante o inverno. Após o período das nevascas eles são descartados, mesmo estando com pouco uso e com condições aparentes muito boas.

Ainda de acordo com a PRF, a venda de pneus adaptados para outros climas significa que estão sujeitos a falhas – também pela falta de certificação para o mercado nacional – e a aderência pode não ser a necessária nas condições do nosso clima, causando riscos de acidentes.

 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024