A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

05/01/2021 07:00

A+ A-

Com queixa por 'atentado fake' na Corregedoria, 2021 deve ser crucial para mandato de Trutis

Ele é acusado de forjar tentativa de assassinato ocorrida em fevereiro do ano passando, na saída para Sidrolândia

Processo que aponta fraude do deputado federal Loester Trutis, do PSL-MS, terminou 2020 na Corregedoria da Câmara dos Deputados. Assim que o recesso parlamentar se encerrar, em fevereiro, o caso pode ir para o Conselho de Ética, que é quem define o tipo de pena a ser aplicada. A mais severa é a cassação do mandato. 

A mais recente movimentação no processo foi no final de novembro de 2020, quando a Corregedoria da Casa recebeu a queixa contra o deputado e intimou a defesa dele a dar explicações, no prazo de cinco dias. 

O deputado federal Paulo Bergston, do PTB da Bahia, é o responsável pela Corregedoria da Câmara dos Deputados. Ele abriu o inquérito interno após o Supremo Tribunal Federal enviar à Câmara os detalhes do caso da falsa denúncia de atentado a tiros, ocorrida em fevereiro de 2020.  

Depois da análise do caso, o órgão interno da Câmara decide se Trutis quebrou o decoro parlamentar. Se a decisão for sim, o caso é enviado à mesa-diretora do parlamento, que decide ou não enviar para o Conselho de Ética. 

É nesse segundo órgão, que o caso é analisado novamente, com amplo direito à defesa do deputado, e dado um parecer sobre qual penalidade deve ser imposta. A pena pode ser uma reprimenda, suspensão de até seis meses do mandato ou a cassação. 

Repostas? 

Na noite de 13 de novembro, dia depois de ser detido pela Polícia Federal, por estar em posse de armas de uso restrito, Trutis justificou, via rede social, a posse do armamento, porém nada falou sobre a constatação da PF em forjar o atentado. 

Em outra postagem, na mesma noite, Loester disse que a imprensa mente ao atribuir a ele o atentado falso, porém, a acusação foi feita pela Polícia Federal, sendo os mandados contra ele e assessores dele autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. 

Tentamos contato com Trutis no início de 2021, mas ele não respondeu aos questionamentos.  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024