A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 3 anos

A+ A-

Deputados seguem ciência quando o assunto é necessidade de lockdown

Eles afirmam que antes da decisão sobre fechamentos é fundamental ouvir especialistas e cientistas

Parlamentares de Mato Grosso do Sul possuem diversas opiniões quando o assunto é sobre a necessidade ou não de ‘fazer lockdown’ para diminuir casos de covid-19 e mortes.

Ponderado, o deputado federal Fábio Trad (PSD) acredita que somente se especialistas entrarem em consenso sobre o fechamento. “Só se o mundo científico chegar a um consenso sobre a necessidade. Caso contrário, defendo as medidas restritivas para a contenção do contágio.”

Vander Loubet (PT) afirma que o assunto é polêmico, mas entende que é fundamental ter foco na preservação de vidas. Ele também indica que especialistas devem ser ouvidos para a tomada de decisão, e mesmo assim se houver, que seja ato único e certeiro para não prejudicar empresários.

“Não sou especialista - e os especialistas estão aí para serem ouvidos - mas acredito que se fizéssemos um grande e verdadeiro lockdown por uma ou duas semanas, seria o suficiente para estabilizar a curva de internações e mortes. Esse abre e fecha parcial que é feito deixa parte dos empresários enfurecidos - com razão, especialmente os que tem negócios considerados não essenciais - e não rende tantos resultados, aparentemente."

O parlamentar sabe que o presidente Jair Bolsonaro é completamente contra essa medida e por isso indica que cada governante municipal ou estadual deve fazer estudos antes de emplacar o fechamento. "O governo federal com certeza não fará nada no sentido de promover lockdown, então cabe a cada prefeito e cada governador avaliar a viabilidade desse tipo de medida.”

O deputado Dagoberto Nogueira (PDT) acredita que não há necessidade de lockdown, mas que deve haver mais estudos sobre o tema. Para ele, somente quando todos estiverem vacinados haverá plena segurança. "Acho que o comércio está obedecendo as regras de biossegurança. O problema que causa são as festas clandestinas, o transporte coletivo que muitas vezes está lotado em determinados horários e muitoas outras coisas. Tem que haver estudos sobre horários de funcionamento do comércio, talvez um rodízio para que não fossem todos ao mesmo tempo. Temos de ter regras. A economia e o comércio andam junto com a ciência e deve-se ter vacinas para todos. Enquanto não tiver vacina para todo mundo, nós teremos esse problema."
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024