Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Política

Globo lê nota de repúdio após Bolsonaro dizer que Miriam Leitão era terrorista

Primeiro texto foi apresentado no Jornal Nacional, por Renata Vasconcellos

20 julho 2019 - 10h34Por Thiago de Souza

O Grupo Globo se manifestou, na noite desta sexta-feira (19), em relação às declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que em entrevista para jornalistas estrangeiros disse que a jornalista Miriam Leitão mentiu sobre tortura no regime militar. 

No Jornal Nacional e em outros veículos do grupo, foi lida uma nota onde a emissora enaltece a jornalista e critica Jair Bolsonaro. 

A polêmica começou quando Bolsonaro dava entrevista a jornalistas estrangeiros e foi perguntado o que achava de manifestações de repúdio feitas à jornalista para que ela não participasse de uma feira literária em Jaraguá do Sul (SC). 

Primeiro, o presidente respondeu que sempre foi a favor da liberdade de imprensa e que críticas devem ser aceitas em uma democracia, mas depois afirmou que Miriam foi presa, quando estava indo para a Guerrilha do Araguaia, para tentar impor uma ditatura no Brasil, e repetiu duas vezes, que ela mentiu sobre ter sido torturada e vítima de abuso em instalações militares durante a ditadura.

O texto lido no Jornal Nacional foi bastante contundente, tanto na defesa de Miriam quando nas críticas a Bolsonaro. 

"Miriam nunca participou ou quis participar da luta armada. À época militante do PCdoB, ela atuou em atividades de propaganda. Ela foi presa e torturada, grávida, aos dezenove anos, quando estava detida 38ª batalhão de infantaria, em Vitória", continuou.

"No auge da ditadura de 64, em 1963, Miriam denunciou a tortura perante a primeira auditoria da aeronáutica no Rio, enfrentando todos os riscos que isso representava na época. Narrou seu sofrimento aos militares e ao auditor. E esse relato consta nos autos para quem quiser pesquisar. A jornalista foi julgada e absolvida de todas as acusações atribuídas a ela na ditadura. A absolvição se deu em todas as instâncias".


Para finalizar o comunicado da emissora, diz o Portal IG, Renata Vasconcellos leu: "Esses insultos apenas mostram a maior das virtudes de Miriam Leitão como profssional: a independência em relação a governos, sejam de esquerda ou de direita ou de qualquer tipo. A Globo aplaude essa independência e se solidariza com Miriam".