A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

29/08/2016 10:10

A+ A-

Marquinhos se compromete em investir iluminação pública e criar polícia metropolitana

Candidato promete reestruturar a Guarda Municipal para reduzir os índices de violência

Durante uma de suas visitas de campanha, o candidato a prefeito de Campo Grande, deputado estadual Marquinhos Trad (PSD) se comprometeu a fazer investimentos em iluminação pública e reestruturar a Guarda Municipal com a criação da Polícia Metropolitana de Campo Grande. O objetivo é reduzir a violência e reduzir a sensação de insegurança.

Entre as propostas está a “efetiva utilização da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), entre outras ações voltadas especificamente para a segurança pública”. Segundo Marquinhos, o problema se repete em vários bairros, como retrata a moradora das Moreninhas há mais de três décadas, Jucélia dos Santos, 61 anos.

Dona de casa, a idosa reclama do descaso do município com a população e reitera o clima de tensão. “Aqui nas Moreninhas a gente vive com medo. Eu mesmo fico com receio de sair de casa com alguma coisa de valor, independente se for só pra ir à esquina ou até mesmo conversar com a vizinha. A gente evita sair à noite porque as ruas estão sem iluminação e os bandidos agem livremente. É preciso que alguma coisa seja feita com urgência”, relata.


A cobrança da taxa de iluminação está suspensa desde julho até dezembro deste ano por intervenção da Câmara Municipal. De acordo com os vereadores, a prefeitura estaria retendo mais de R$ 60 milhões arrecadados somente durante os quatro primeiros meses do ano, com o risco de perder projetos e recursos federais.

“A prefeitura tem dinheiro em caixa e não aplica. Essa é uma questão que precisa ser mudada. E não é somente trocar as lâmpadas da cidade, temos que investir em equipamentos mais modernos, como os Leds, que tem a durabilidade maior e geram economia. Hoje, a população tem medo de andar nas ruas que estão completamente escuras e isso potencializa as ações dos criminosos, contribuindo para o aumento de assaltos, furtos e afins”, ressalta Marquinhos.

Dados divulgados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) revelam que Campo Grande registrou, de janeiro até agosto, cerca de 5 mil roubos, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. “Temos que agir para mudar toda essa situação. Não é possível que as pessoas convivam com medo. Infelizmente, existe a ausência do Governo do Estado e neste ponto o município tem que ser enérgico e adotar medidas para reduzir essa triste realidade”, completa o candidato.

No seu plano de governo, Marquinhos promete medidas para atacar o problema, como a reestruturação da Guarda Municipal, através da criação da Polícia Metropolitana de Campo Grande. “O que estamos vendo é um desmanche da nossa Guarda Municipal. Dezenas de agentes deixam a corporação todo mês por falta de valorização. Hoje, eles chegam a ganhar menos de um salário mínimo e não tem como manter estes profissionais motivados. O nosso objetivo é valorizá-los a fim de otimizar o trabalho destes profissionais em prol da população”, comenta.

O deputado estadual ainda garante que o contato direto com as lideranças comunitárias é indispensável para planejar ações na segurança pública e, por isso, quer criar o Conselho Municipal de Segurança Pública. Outro ponto destacado por ele é quanto ao uso da tecnologia para auxiliar nestas ações, por meio do mapeamento e controle da violência, além da ampliação do sistema de vídeo monitoramento.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024