Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Política

MPE abre procedimento para investigar Marquinhos e instituto de pesquisa

Tony Ueno é famoso por posar em fotos ao lado de Marquinhos e já teve uma pesquisa indeferida pela Justiça

27 setembro 2016 - 09h27Por Diana Christie

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou Procedimento Preparatório Eleitoral para investigar “ocorrência de eventual prática de abuso de poder” na conduta do candidato a prefeito Marquinhos Trad (PSD), do empresário Antônio José Ueno, mais conhecido como Tony Ueno, e da A. J. Ueno Instituto de Pesquisas – ME.

Tony Ueno é famoso por posar em fotos ao lado de Marquinhos e já teve uma de suas pesquisas indeferidas pela Justiça Eleitoral. Conforme denúncia encaminhada à Justiça eleitoral, há indício de fraude e irregularidade no número de entrevistados da pesquisa Valle, instituição de propriedade de Ueno.

A decisão é assinada pelo juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva, da 44ª Zona Eleitoral de Campo Grande. De acordo com o magistrado, havia indícios de irregularidades na falta de nota fiscal da contratação, ausência da indicação de fonte pública dos dados utilizados e custo dos serviços prestados.

Os indícios de fraude são graves, pois a pesquisa é importante instrumento de avaliação dos partidos em relação ao desempenho e a atuação de seus candidatos, e sua publicidade, constatadas as irregularidades, "pode trazer prejuízos de grande monta para o bom andamento da campanha eleitoral", conforme o magistrado.

O procedimento preparatório eleitoral foi publicado nesta segunda-feira (26), no diário oficial do órgão, com base na Representação nº 414- 35.2016.6.12.0053. A promotora eleitoral responsável pelo caso será Renata Ruth Fernandes Goya Marinho.