Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Política

Pesquisa mostra preferência por candidatos experientes, mas PL aposta em inovação para prefeito

Partido quer candidato novo e com maneiras diferentes de fazer política; pesquisa aponta perfil diferente

06 outubro 2019 - 13h30Por Rayani Santa Cruz

O PL (Partido Liberal) quer candidato novo e sem vícios para disputar a cadeira da prefeitura, segundo o deputado estadual João Henrique Catan. Ele diz que haverá reunião até o fim do ano para decisões importantes.

“Queremos lançar novas lideranças, gente nova e sem vícios políticos, com maneiras diferentes de fazer campanha. Quero um desconhecido, pegar a força do partido e trazer numa campanha de prefeito”, diz. 

O parlamentar pensa diferente da maioria da população que, segundo pesquisa do Itop (Instituto TopMídia de Pesquisas), prefere candidatos que já tenham experiência de mandato.

Em entrevistas onde 1,2 mil campo-grandenses foram ouvidos, entre 9 e 18 de setembro, 57% disseram preferir alguém experiente no cargo de prefeito.

"Fantasma"

Muito disso pode ser devido a má experiência na gestão de Alcides Bernal (PP), que foi substituído pelo vice e recolocado no cargo. A reclamação, à época, era que a cidade havia ficado abandonada por causa da guerra política. 

Apenas 35% dos campo-grandenses querem alguém novo no Paço, enquanto 8% foram indiferentes. 

Ainda assim, Catan confirmou ser pré-candidato caso haja decisão comum no partido. Ele diz que o PL tem força a nível nacional, sendo a terceira maior bancada federal, e quer usar esse artifício nas eleições em Campo Grande.

“Se o partido quiser, estou à disposição. Não queremos apoiar outros, queremos nome novo para lançar pelo partido. Estamos crescendo e, a nível federal, só perdemos para o PSL e PT”, completou Catan.