Candidatos ao cargo de delegado de Polícia de MS poderão ter que comprovar, além do diploma em Direito, pelo menos três anos de experiência jurídica ou policial. A exigência está prevista no Projeto de Lei Complementar 04/2026, do Governo do Estado, que começou a tramitar nesta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa (ALEMS).
A proposta altera a Lei Orgânica da Polícia Civil (Lei Complementar 114/2005). Atualmente, a legislação exige apenas bacharelado em Direito. Pelo novo texto, os três anos de atividade deverão ser comprovados no momento da posse.
Segundo a justificativa do Executivo, a mudança busca permitir o ingresso de profissionais com experiência na área jurídica ou policial, considerando a complexidade das funções exercidas pelos delegados.
O projeto também prevê prova oral obrigatória nos concursos, pontuação na fase de títulos para candidatos com experiência na Polícia Civil e idade mínima de 18 anos para ingresso na carreira.
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se receber parecer favorável, seguirá para as demais etapas de tramitação, incluindo análise das comissões competentes e votação em plenário.
Mato Grosso do Sul vai receber 23 novas ambulâncias por meio do Novo PAC Saúde, do Governo Federal. Os veículos estão em Sorocaba (SP) e serão transportados para Campo Grande, onde ocorrerá a entrega oficial, ainda sem data definida.
O deputado federal Geraldo Resende (UB) acompanha o andamento do processo para garantir que os veículos sejam disponibilizados aos municípios contemplados e reforcem o atendimento da rede pública de saúde.








