A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

28/04/2019 11:30

A+ A-

Milhas de passagens aéreas de políticos podem ser doadas; veja opinião da bancada de MS

Rose Modesto puxa a fila para adesão ao projeto; mais deputados analisam a iniciativa

A deputada federal Rose Modesto (PSDB) virou destaque nacional ao aderir à iniciativa de uma ong,  que pede que parlamentares doem milhas de passagens aéreas - pagas com dinheiro público - para atletas ou pessoas doentes que precisam viajar, mas não têm recursos.

A iniciativa é do Instituto Reclame Aqui e o nome do programa se chama Milhas  do Povo. O slogan da campanha é: ''Se a passagem foi comprada com dinheiro público, as milhas são do povo''.

Rose Modesto disse a uma emissora de TV que é uma obrigação moral doar as milhas, já que são pagas pelo Congresso Nacional.

''Não faz sentido eu ir para a praia com passagens aéreas pagas com dinheiro público'', destacou.

O TopMídiaNews antecipou, em primeira mão, no dia 2 de abril, as informações sobre o projeto. O caso veio à tona quando a eleitora Tainá Manvailler,  cobrou, pelo Facebook, vários deputados, entre eles  Vander Loubet (PT) sobre a ''necessidade moral'' de devolver as milhas para o projeto.

''Só uma deputada [Rose Modesto] me respondeu. Não sou filiada em nada e só abracei a ideia porque o apresentador Maurício Meirelles [ex-repórter do programa  CQC] postou'', informou Tainá.

''Isso é muito legal, fora que ajudaria o povo com algo que é direito nosso'', completou a internauta.

A atitude de Rose Modesto foi parte de matéria do jornal O Globo, que mostrou que ela está entre poucos políticos que aderiram ao projeto.

Rose Modesto foi a 1ª a aderir ao projeto - Foto: Wesley Ortiz

O TopMídiaNews procurou a maior parte dos parlamentares de MS para falar sobre o projeto.

A deputada Bia Cavassa (PSDB) assim se manifestou:

''Sou super favorável a essa iniciativa, pois já estava pensando em uma utilidade semelhante à esse fim para as milhas adquiridas nas minhas viagens à trabalho - sendo assim, nada mais justo utilizar essas milhas para doação para quem precisa ou ainda''.


Beto Pereira vai analisar iniciativa - Foto: Wesley Ortiz

O colega de bancada de Bia, Beto Pereira disse que a medida parece interessante ''desde que devidamente regulamentadas de forma oficial e com critérios objetivos amplamente discutidos''.

A senadora Simone Tebet (MDB) classificou a ideia como ''positiva'' e ''interessante'', mas como ainda não conhece o projeto, prefere não se pronunciar ainda.

Dagoberto Nogueira faz doações esporádicasFoto: Wesley Ortiz

Dagoberto Nogueira diz que já doa milhas de passagens aéreas para pessoas que necessitam ir a Brasília, mas não falou sobre o projeto.

O deputado federal pelo PSD, Fábio Trad, chegou a escrever resposta pelo WhatsApp, mas apagou.

Não conseguimos contato com o senador Nelson Trad Filho (PSD). Os demais não se pronunciaram ainda.

Em números

Conforme o Instituto Reclame Aqui, em 2018 foram gastos cerca de 53 milhões de reais com passagens aéreas de deputados e senadores. Na estimativa da ong, as viagens dos parlamentares, somente em 2018, somaram quase 28 milhões de milhas.

De acordo com publicado no site https://www.milhasdopovo.com.br/, um dos beneficiados com o projeto é Quenia Victor, que sofreu uma amputação no antebraço direito e mesmo assim se tornou vice-campeã mundial de parajiu-jitsu em Abu Dhabi.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024