A+ A-

domingo, 19 de maio de 2024

Busca

domingo, 19 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

01/04/2024 17:44

A+ A-

Sérgio Moro 1 x Bolsonaro e Lula 0: relator do TRE-PR vota contra cassação do senador

Ex-juiz da Lava Jato foi acusado pelo PL e PT por abuso de poder econômico na pré-campanha

O relator do processo que pede a cassação e inelegibilidade do senador Sérgio Moro (União Brasil), desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, votou pela improcedência da ação, pedida pelo PL, de Bolsonaro e PT, do presidente Lula. O julgamento começou na tarde desta segunda-feira (1º) e foi suspenso.  

Conforme o Metrópoles, o relator entendeu que não há motivos para tirar o mandato de Moro, eleito com 1,9 milhões de votos nas eleições de 2022, no Paraná. 

Ainda segundo o site, os acusadores PL e PT teriam de comprovar três situações para caracterizar abuso de poder econômico na pré-campanha e não o fizeram: 

1 - que houve a intenção deliberada de Moro, desde o início, em concorrer ao Senado pelo Paraná; 
2 - que ele violou isonomia dos candidatos; 
3 - demonstrações de despesas de campanha, comprovando que Moro extrapolou os limites de gastos.

O magistrado destacou também que ''não há de se falar que Sergio Moro usou recursos para se tornar conhecido, pois 'até as pedras sabiam quem era Sérgio Moro devido à atuação dele na Operação Lava Jato''.

Outro fator dito é que não há legislação clara sobre gastos em pré-campanhas, diferente do que ocorre nas campanhas e que o PT tenta tirar o ex-juiz da vida política. 

Antes de Falavinha, o Ministério Público Eleitoral se manifestou pedindo a cassação e inelegibilidade de oito anos para Sérgio Moro. 

O segundo desembargador a votar foi José Rodrigo Sade, que pediu vistas e suspendeu a sessão. O julgamento retorna na quarta-feira (3). 

Política

Desde que a ação chegou ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, tanto o PT quanto o União Brasil e o PL começaram a escalar candidatos que iriam concorrer à vaga deixada pelo senador. Gleisi Hoffmann, Michelle Bolsonaro e até a esposa de Moro, Rosângela Moro, estariam entre os cotados para disputar a vaga. 
 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO