PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

02/05/2022 17:32

A+ A-

Tânia Garib elogia André Puccinelli: 'ele sempre cuidou da área Social'

Ex-secretária atuou em todas as gestões do pré-candidato

Tânia Garib, ex-secretária de Assistência Social, na gestão André Puccinelli, elogiou o ex-governador do Estado. Ela destacou que o emedebista sempre olhou pelo social em suas administrações. 

Garib participou das administrações municipais de Puccinelli (1997-2004) e também no Governo, de 2007 a 2014. 

''Com o André trabalhei por 16 anos, mas estou ligada à área social há muito mais tempo. Passei, inclusive, por outros governos e por vários cargos federais em Brasília”, explica a cirurgiã-dentista por formação, mas que por mais de 30 anos dedicou-se ao trabalho junto a famílias carentes de MS.

Segundo a divulgação do pré-candidato, Tânia conduziu programas sociais em Campo Grande, como o ''Agente Jovem'', com o objetivo de orientar jovens em situação de risco, em bairros com índices altos de criminalidade. 

''Foi uma iniciativa muito gratificante e uma experiência humana sem paralelo, algo muito, realmente muito marcante'', relembra a ex-secretária.

Ela cita um momento em particular que a tocou profundamente. Em um salão de beleza, ao fazer as unhas, foi reconhecida por uma manicure, que começou a chorar ao atendê-la.

'' jovem disse que o programa a salvou, pois vivia e convivia com uma gangue em seu bairro, a um passo de entrar para o mundo sem volta da criminalidade'', conta ela.
A garota voltou a estudar, aprendeu uma profissão e se transformou em um orgulho para os pais, amigos e vizinhos, segundo relato de Tânia Garib.

MS

No governo do estado, Garib ficou à frente da Secretaria Estadual de Assistência Social e foi responsável por liderar técnicos e especialistas, que colocaram em funcionamento os projetos que mais orgulho dão ao atual pré-candidato: o Vale Renda e o Vale Universidade.

Vale Renda

O Vale Renda, relembra Tânia, deu dignidade a mais de 60 mil famílias pobres, que retiravam o benefício de 120 reais no Banco do Brasil por meio de um cartão, que recebiam ao fazer o cadastro. As famílias eram acompanhadas, recebiam orientação sobre saúde e outras informações úteis à sua vida e dos filhos.

''Gente que jamais havia entrado em um banco na vida passou a ostentar, com orgulho, o seu cartão na boca do caixa'', comenta a ex-secretária, conforme a divulgação. 

Tania Garib explica que o programa exigia de cada família uma contrapartida: 80% de presença das crianças na escola, visitas ao posto médico, carteira de vacinação e contato sempre que necessário com os profissionais encarregados de acompanhar a rotina dos participantes cadastrados.

Vale Universidade

Ainda conforme a divulgação, outro programa que tanto orgulho dá a André Puccinelli, abriu caminhos para jovens pobres, mas que tinham o desejo de cursar uma faculdade. Mais de 5 mil foram beneficiados. O Governo pagava 90% do valor da mensalidade e o estudante, como contrapartida, fazia estágio de 20 horas semanais em um órgão público, de preferência que tivesse alguma relação com o seu curso.

''Foram iniciativas debatidas em encontros nacionais e reuniões entre secretários de vários estados. Mato Grosso do Sul passou a ser referência na atenção e no cuidado ao jovem de família pobre. Muitos fizeram seus cursos, entraram para o mercado de trabalho e se tornaram fonte de inspiração para irmãos menores, outros parentes e vizinhos, que não viam perspectivas para o futuro, um futuro de inclusão social, um estado e um Brasil um pouco mais justo”, conclui Tania Garib.

''O André sempre cuidou do social'', diz ela.

O pré-candidato ao governo, André Puccinelli, por sua vez, atribui a Tania Garib a razão do sucesso dos programas sociais.

''Era um caso de paixão, de dedicação sem descanso e de empenho sem limites. De todos os meus secretários e secretárias, a Tânia se destacava pela garra com que lutava por seus projetos. Sou muito grato a ela por tudo que fez pelo povo do nosso estado. Uma mulher como poucas. Merece todo nosso respeito e aplauso'', afirma o ex-governador.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024