Senadora Tereza Cristina (Progressistas) mandou um duro recado para o presidente Lula (PT). Ela lamentou a suspensão do financiamento do plano safra equalizado da safra de verão.
''Estou muito preocupada com a suspensão nos bancos da liberação das linhas de crédito rural que contam com juros menores, bem na hora que temos de começar novamente a plantar'', disse a parlamentar. Ela se refere ao plantio do milho safrinha ou safra de verão.
Tereza vê o Ministério da Fazenda desarticulado. Como solução, a pasta prometeu liberar logo o volume de recursos.
''Mas as preocupações continuam: sabemos que, com a alta de juros, que vai chegar a 15%, faltarão recursos para financiar a safra 25/26'', estimou a ruralista.
Ainda segundo postagem na rede social, a ex-ministra da Agricultura observou também que os juros altos somados à inflação e a carestia são resultado da política econômica do Governo Lula 3, que não prioriza programas e não corta ou enxuga as despesas.
''’... não dá pra colocar a culpa pelas limitações legais do Tesouro - que podem sim acontecer - no Congresso. Todos sabemos que o governo não se esforçou para votar em dezembro o Orçamento da União'', criticou Tereza.