PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA MAIO DE 2024
A+ A-

sábado, 04 de maio de 2024

Busca

sábado, 04 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

25/11/2016 17:00

A+ A-

Thaís Helena perde mais um recurso e continua com direitos cassados

Ex-vereadora foi condenada por compra de votos na campanha de 2012

A ex-vereadora Thaís Helena (PT) perdeu mais um recurso sobre a condenação por compra de votos nas eleições de 2012 e continua com os direitos políticos suspensos. Ela chegou a participar da atual legislatura na Câmara Municipal, atuou um tempo na secretaria de Assistência Social durante a administração de Alcides Bernal (PP), mas foi cassada em novembro de 2015 por distribuir requisições de gasolina a eleitores.

Em ação que tramitava no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), o desembargador Divoncir Schreiner Maran considerou que ficou “cabalmente” provado que houve “a distribuição farta de combustível a um número elevado de eleitores para a participação em carreata, sem qualquer controle administrativo sobre os abastecimentos, beneficiando eleitor não integrante do evento político”.

Segundo o magistrado, não há necessidade do pedido expresso de votos para configurar o crime de captação ilícita de sufrágio, quando as circunstâncias do caso concreto indicam a prática de compra de votos. “A prática delitiva se aperfeiçoa com a simples oferta, promessa ou entrega de benesses com intuito eleitoreiro, não se exigindo a prova da efetiva obtenção dos votos almejados”, diz.

Thaís Helena argumentou que a distribuição de 24 vales-combustível para participantes de carreata política era legalizada, pois não foi comprovado que a entrega dos tickets teria a finalidade de obter votos em seu favor. No entanto, Divocir destacou que a simples distribuição de 10 ou 20 litros de gasolina é uma forma de influenciar o eleitor, “mediante a oferta de vantagem econômica”.

O julgamento do recurso foi publicado nesta sexta-feira (25), no diário oficial do TRE-MS. Assim como Thaís, permanecem cassados os ex-vereadores Delei Pinheiro (PT do B) e Paulo Pedra (PDT), também acusados de distribuir tickets de combustível, a serem usados na rede de postos Trokar, em troca de votos. Eles foram condenados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 17 de novembro de 2015.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias