domingo, 14 de dezembro de 2025

Busca

domingo, 14 de dezembro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

15/01/2023 15:15

Campo Grande registra aumento de acidentes com escorpiões em 2022

Sesau alerta para cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes dessa natureza

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) mostra que, em 2022, foram registrados 1.165 acidentes com escorpiões em Campo Grande. No ano anterior, 2021, foram 900 casos registrados, um aumento significativo e preocupante.

Cada vez mais próximos dos seres humanos, o início do ano é o período em que mais se registram acidentes envolvendo escorpiões, principalmente por conta da oscilação do clima, ora chuvoso e ora quente. 

Geralmente, eles são encontrados em terrenos baldios, lugares úmidos, lugares onde há acúmulos de entulhos e até em residências, por isso todo cuidado deve ser redobrado durante esse período.

Para evitar acidentes dessa natureza, nesse início de ano e também no decorrer dos meses, a Sesau recomenda que ralos e pias das residências estejam sempre fechados quando não estão em uso, a vedação de frestas e rachaduras, e utilização de equipamentos de proteção individual como botas e luvas ao manusear entulhos e lixos.


Populações mais expostas

Conforme o site Biblioteca Virtual em Saúde, os grupos considerados mais vulneráveis são os trabalhadores da construção civil, crianças e pessoas que permanecem maiores períodos dentro de casa ou nos arredores e quintais.

Ainda nas áreas urbanas, estão sujeitos os trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, por manusearem objetos e alimentos onde os escorpiões podem estar alojados.

A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. 

Sintomas - Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático.

As crianças abaixo de sete anos apresentam maior risco de apresentar sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado.

A vítima de acidente com animal peçonhento deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. Caso sejam encontrados na residência, sempre que possível, isolar o animal em um pote e ligar para o CCZ para identificação da espécie e orientações de manejo. (3313-5000, 2020-1796).

No ano de 2022, foram registrados 1.165 acidentes com escorpiões em Campo Grande. No ano anterior, 2021, foram 900 casos registrados.

O clima tropical quente e chuvoso favorece a ocorrência, desalojamento e acidentes com diversas espécies da fauna sinantrópica, e, dentre os peçonhentos o que se destaca por ter impactos em saúde pública são os acidentes com escorpiões.

Costumam se alojar no esgoto e encanamentos, mas também podem ser encontrados em frestas e rachaduras em paredes e pisos, caixas de passagem elétrica e pluviais, e entulhos e materiais inservíveis acumulados nos imóveis.

Dessa forma, recomenda-se que ralos e pias estejam sempre fechados quando não estão em uso, a vedação de frestas e rachaduras, e utilização de equipamentos de proteção individual como botas e luvas ao manusear entulhos e lixos.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
SEGOV - NATAL ARTESÃO