A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

01/12/2020 09:03

A+ A-

Apesar do fim da campanha, vacina contra poliomielite ainda está disponível na Capital

 A meta é vacinar pelo menos 95% das 48.110 crianças da faixa etária preconizada

Apesar do encerramento da campanha, a vacinação contra a poliomielite continua disponível nas unidades de saúde de Campo Grande. O prazo terminava ontem, mas com a baixa procura e a falta de diretrizes do Ministério da Saúde, a prefeitura decidiu prorrogar o fornecimento da vacina.

Desde a abertura do cronograma oficial, em 5 de outubro, foram imunizadas 25.276 crianças, entre 1 ano e menores de 5 anos de idade,  o equivalente 52,54% do público-alvo da campanha.  A meta é vacinar pelo menos 95% das 48.110 crianças da faixa etária preconizada.

“Nós ainda estamos com a cobertura muito baixa da vacina. É extremamente importante que os pais e responsáveis por crianças que estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 1 ano a menos de 5 anos, levem essa criança para se imunizar. A vacinação é a melhor maneira de se proteger contra a doença e evitar a reintrodução de doenças que já estão extintas no país, como a poliomielite”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde Veruska Lahdo.

A imunização contra poliomielite é indiscriminada, ou seja, mesmo que a criança entre 1 e menos de 5 anos esteja com a caderneta vacinal em dia, os pais deverão retornar à uma unidade, ou a um dos pontos temporários, para que a criança recebe uma nova dose.

Sobre a doença

A poliomielite pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias