A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

03/06/2022 13:45

A+ A-

Crianças com fissura labial farão cirurgia no Hospital Regional após termo de cooperação

Antes, os pacientes precisavam ser encaminhados para Bauru, em São Paulo, onde passavam pelo procedimento

Um termo de cooperação entre o Hospital Regional (HR) e a Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf), possibilitará que pacientes que possuem fenda labial possam realizar o procedimento cirúrgico aqui em Mato Grosso do Sul.

Anteriormente, as crianças que sofrem do problema faziam todo o procedimento pré-operatório aqui no Estado e, posteriormente, eram encaminhadas com apoio do Governo de MS até a cidade de Bauru (SP), onde passavam pela cirurgia.

Com o termo de cooperação, o cirurgião plástico Carlos Eduardo Bertier veio de Bauru para realizar os procedimentos nas crianças aqui do Estado.

Ele ressaltou que a cirurgia é "reconstrução do lábio, músculos, mucosa e tecido cutâneo, que é feita para deixar da forma mais agradável possível, tanto no resultado estético, quanto na saúde e na vida social da criança melhorando a alimentação, amamentação, o convívio social e a comunicação”.

Já o cirurgião dentista e especialista em buco-maxilo, Fernando Ruas Esgalha, destacou a importância do termo de cooperação e das cirurgias serem feitas aqui em MS.

“Esse termo de cooperação facilita a vida do paciente, que não precisa ir até o interior de São Paulo para fazer a cirurgia. O Hospital Regional tem a logística e a Funcraf tem o recurso para que esse procedimento possa ser realizado aqui. Nesse fim de semana atenderemos dez crianças, mas esperamos que esse termo se estenda e que possamos trazer essa referência para o HRMS”, frisou.

O diretor presidente do HRMS, Dr Lívio Viana de Oliveira Leite, assegurou a realização das cirurgias no HRMS disponibilizando toda a logística do HRMS; desde equipe de apoio, a insumos e medicamentos.

“Esse translado que a família tem de fazer é desgastante para eles e para o Estado, que precisa acompanhá-los. Se a gente conseguir trazer essa referência para o HRMS não serão apenas dez, mas centenas de novos sorrisos estampados no rosto de nossas crianças”, destaca.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024