Menu
segunda, 21 de setembro de 2020
Saúde

Você sabia? Tomar Ácido Fólico antes da gravidez ajuda a evitar má formação de bebês

É recomendado tomar o comprimido de ácido fólico diariamente, 30 dias antes da data em que a mulher planeja engravidar

14 abril 2019 - 09h30Por Dany Nascimento

Muitas mulheres que sonham em ter um bebê ainda não têm conhecimento sobre a importância do Ácido Fólico e acabam não tomando a vitamina, distribuída de forma gratuita através do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Ácido Fólico é uma vitamina do complexo B, distribuída nos postos de saúde, responsável pela prevenção de até 80% dos casos de má formação fetal e da espinha bífida. Para isso, precisa ser utilizado antes e durante a gravidez.

É recomendado tomar o comprimido de ácido fólico diariamente, 30 dias antes da data em que a mulher planeja engravidar. Além disso, é preciso manter o seu uso pelos três primeiros meses da gestação.

Um estudo da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) comprova que 90% das mulheres engravidam sem realizar a suplementação necessária.

Devido a essa falta de informação, cerca de 3 mil crianças nascem com deformidade no tubo neural, que é a estrutura que dará origem ao sistema nervoso central do bebê. A suplementação do ácido fólico, ingerida na dosagem e período recomendados, de 70 a 80% desses casos.

De acordo com o Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE, o Folato é encontrado naturalmente em hortaliças de cor verde escura, como couve, brócolis e espinafre, mas a biodisponibilidade é alterada no preparo dos alimentos, daí a indicação medicamentosa.

A falta do ácido fólico é importante fator de risco para os defeitos no tubo neural, que é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do futuro do bebê, podendo determinar o nascimento de crianças com apenas uma parte ou ausência do cérebro (anencefalia), espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa sequelas de graus variados ao longo da vida.

Leia Também

Brasil registra 739 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas
CORONAVÍRUS
Brasil registra 739 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas
Papy é flagrado em reunião com comes e bebes e explica: encontro da igreja
Política
Papy é flagrado em reunião com comes e bebes e explica: encontro da igreja
Vídeo: tentando imitar cena de filme, jovem pula em cima de automóveis, cai e quebra a perna
Geral
Vídeo: tentando imitar cena de filme, jovem pula em cima de automóveis, cai e quebra a perna
Filho morre  de covid-19 oito horas após a mãe em Santa Catarina
CORONAVÍRUS
Filho morre de covid-19 oito horas após a mãe em Santa Catarina