A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

23/07/2019 11:10

A+ A-

Vacinação 'sigilosa' em UBSF leva temor de possível surto de sarampo em Campo Grande

Caso teria ocorrido no Vida Nova, mas prefeitura nega informação

Vacinação repentina de profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde da Família Vida Nova, em Campo Grande, deixou servidores da unidade apreensivos quanto a um possível surto de sarampo na região. Além disso, há um caso da doença em investigação e que pode ser de uma servidora local.

Conforme o relato de uma profissional, que não quis se identificar, na última quinta-feira (18), a unidade em questão foi visitada pela chefia da região sanitária do distrito Segredo. Em seguida, as enfermeiras da UBSF passaram a vacinar todos os servidores imediatamente.

O relato segue e a profissional acrescenta que, no dia seguinte, houve reunião com agentes de saúde da área informando que aquela unidade poderia ter dois casos suspeitos, sendo que um seria de uma trabalhadora do local.

Também teria havido uma ordem para que os agentes de saúde convocassem a população para imunização na mesma região onde fica a residência da profissional que está com suspeita da doença.

"E pediram sigilo a todos. Também nos falaram que a prioridade da unidade é a vacinação e a unidade já tinha recebido uma grande quantidade de doses da vacina tríplice", observou a trabalhadora.

A prefeitura informou, por meio da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, que a informação não procede. Conforme divulgado, há somente um caso em investigação, cuja análise é feita no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

A cobertura vacinal contra a doença, diz a Sesau, está em 98,36%, acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. 

Último caso

De acordo com a Sesau, o último registro confirmado de sarampo ocorreu em 2011, de um caso importado de uma paciente francesa.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024