A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

23/07/2022 16:30

A+ A-

Varíola dos macacos é declarada pela OMS como emergência de saúde global

Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países

A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou neste sábado (23) a varíola dos macacos como emergência de saúde global. Conforme o g1, mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países, com cinco mortes.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus comentou sobre os dados. "Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", disse Tedros em entrevista coletiva, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde ele é alto.

No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou, até o último dia 21, o total de 592 casos confirmados da doença. O país está no ranking dos 10 países com maior número de casos. O Ministério da Saúde informou que monitora avanço da varíola dos macacos e articula com a OMS possível aquisição de vacinas.

Tedros informou ainda que, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão.

Há um mês, havia 3.040 casos relatados em 47 países. Desde então, o surto continuou a crescer, e agora há mais de 16 mil casos relatados de 75 países e territórios, além de cinco mortes, disse o diretor-geral em seu discurso.

A decisão deste sábado pode levar a um maior investimento no tratamento da doença e avançar na luta por vacinas, que estão em falta.

Segundo o diretor-geral da OMS, somente metade dos países com casos registrados de varíola dos macacos tem acesso garantido às vacinas.

Já o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, diz que ser vacinado não dá proteção instantânea contra a doença.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024