Menu
sábado, 27 de novembro de 2021 Campo Grande/MS
pmcg revia negocios
Top Esporte

Belletti vê Barça ainda nº 1 e entende fase de Neymar: 'Quase um menino'

28 abril 2016 - 12h59Por Globo Esporte

Eliminado nas quartas de final da Champions, oBarcelona recebeu críticas de boa parte da imprensa espanhola e também mundial. O trio MSN parecia ali ter quebrado o encanto de um ataque impossível de se parar. O Atlético de Madrid garantiu o feito. Ex-jogador culé, Belletti avalia que o time continua sendo o melhor do mundo, mas que, pelo nível de futebol já apresentado, as críticas são inevitáveis.

- Você não ganha sempre. Nós estamos acostumados a ver o Barça ganhar tudo sempre. Mas não há uma ciência exata no futebol. Isso não vai fazer com que você continue ganhando. Eu acho que ainda é o melhor time do mundo, melhor tridente do mundo, Neymar um dos melhores do mundo. Para mim continua tudo a mesma coisa. Só que a exigência que eles têm para ganhar Champions, principalmente, é muito alta. Estão na final da Copa do Rei. Apesar de tudo, ainda são primeiros na Liga Espanhola. Parece que falta alguma coisa - afirmou ao GloboEsporte.com durante participação na Semana de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Um dos componentes dessa formação "mágica", foi o alvo principal, tendo questionada sua queda de rendimento: Neymar. Belletti lembrou que Sergi Roberto, tão elogiado atualmente e enaltecido por sua juventude, tem a mesma idade do brasileiro. Para o ex-jogador, ninguém vê o camisa 11 como alguém que "começou outro dia no futebol". E completa: é normal, no nível que ele chegou, estar passando por esse momento.

- Ainda algo mais interessante. Vejo todo mundo elogiando o Sergi (Roberto) com um futuro brilhante, bom jogador. Sabe quantos anos ele tem? A mesma idade do Neymar (24 anos). E ninguém vê o Neymar como quase um menino que outro dia começou no futebol. Eu ainda vejo. É fato que a cobrança é sempre maior porque todo mundo sabe da capacidade que ele tem e mostrou que tem. Acho que é absolutamente normal na carreira como jogador e ainda mais sendo muito jovem, muito jovem no nível que ele chegou estar passando por tudo isso.

Autor do gol do título da Liga dos Campeões em 2006 pelo Barcelona, Belletti deu seu palpite sobre quem é favorito para levar a próxima edição da Liga dos Campeões. Ele ainda aposta no Bayern pela variedade de opções que tem em campo. O time comandado por Guardiola perdeu por 1 a 0 para o Atlético nesta quarta.

- Não precisa colocar mentalidade. Esse é o detalhe de ser treinador do Barcelona, do Bayern. É uma preocupação que o treinador não precisa ter. Se o jogador está lá ele já tem que ter. Acho que o Bayern tem muitas opções dentro do campo para fazer coisas diferentes dos times que estão na semifinal. Talvez o Real Madrid com Bale e Cristiano (Ronaldo) pare por aí. Não sei se vai ter mais do que isso. E o Cristiano sem estar 100%, por exemplo. O City menos ainda. A vitória do City vai contra tudo isso que a gente fala de melhor time, melhor conjunto e tal. Acho que o Bayern pode voltar a ganhar aí. Acho que é a sétima Champions que o Guardiola disputa, sétima semifinal. O cara é bom.

Questionado se ele acredita que Guardiola também alcançará o mesmo sucesso em seu novo clube, o City, Belletti coloca que não tem dúvidas de que o treinador fará os ingleses jogarem um futebol melhor, mas a grande questão é se ele conseguirá que a equipe se torne um potência europeia, como Bayern e Barça se tornaram.

- Não tem que ter dúvidas de que ele vai fazer o City jogar um melhor futebol. O ser campeão é uma disputa completamente normal, sadia com Chelsea, United , Arsenal. Menos que o Leicester. O Leicester é só esse ano mesmo. Essa é a questão. Se ele vai ser capaz de montar um time para fazer do City uma potência europeia. Na Inglaterra todos já respeitam. Chegaram na semifinal da Champions, o que é muito legal. Mas contratam Guardiola para isso, para ser uma potência global como ele fez no Barça e continua fazendo no Bayern.