Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Top Esporte

Memorial Belmar Fidalgo será inaugurado nesta quinta-feira com aulão em comemoração aos 119 anos

O Memorial foi uma construção coletiva com a doação dos acervos doados pela população que conta com livros, troféus, medalhas camisetas, bolas, fotos e jornais

29 agosto 2018 - 11h00Por PMCG

A Praça Esportiva Belmar Fidalgo será palco de uma grande festividade com aulão de aniversário dos 119 de Campo Grande que acontecerá nesta quinta-feira (30) com a inauguração do Memorial. Em um espaço estruturado com acervos desde a década de 1920 será apresentado um resgate de histórias do início do esporte campo-grandense. As atividades iniciam às 18h30.

O Memorial foi uma construção coletiva com a doação dos acervos doados pela população que conta com livros, troféus, medalhas camisetas, bolas, fotos e jornais. Com os arquivos será possível contar a história do antigo estádio até a transformação em Praça Esportiva – abrangendo o período de 1933 até 1987.

No início, o terreno de 45 mil metros quadrados foi doado para a construção do campo de futebol que ficou conhecido como Campo de Marte, logo depois a Prefeitura comprou o terreno. Após cinco anos foi fundada a Liga Esportiva Municipal Campo-grandense (Lemc), oficializando o futebol na cidade, organizando as primeiras competições. O estádio passou a receber times estaduais, nacionais, internacionais e chegou a recepcionar, em 1965, o jogador Pelé. Em 1987, após um longo período de reforma, o estádio Belmar Fidalgo transformou-se em Praça Esportiva.

O diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra pontua que a intenção de criar um acervo é a de institucionalizar a memória do esporte na Capital. “Neste primeiro momento, optamos em resgatar a origem do futebol no Estado, já que o Belmar Fidalgo foi o primeiro estádio da região quando ainda era Mato Grosso unificado e foi possível neste período de construção do memorial contarmos com o apoio da população para as doações”, destacou

Revitalização

A Praça Esportiva, que recebe aproximadamente duas mil pessoas por dia, passou por uma grande revitalização neste ano e recebeu manutenção nos banheiros, melhorias nas quadras de areia e parque infantil; alambrado e troca do gramado no campo de futebol, recapeamento na pista de corrida e troca de iluminação.

Ainda, na quinta-feira, a Funesp vai oferecer um aulão com diversas atividades esportivas onde serão realizadas oficinas de Ritmos, Zumba, Funcional, Beach Tennis, Kung Fu, Karatê, Judô, Luta olímpica, Ginástica Ritmica, Ginástica Artística,  Mini Tênis Capoeira, Pilates, Vôlei de Areia, Futebol, Atletismo, e recreação com o Projeto Brincalhão. Todas as atividades são gratuitas e abertas a crianças e adultos.