A+ A-

domingo, 19 de maio de 2024

Busca

domingo, 19 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

10/05/2023 08:54

A+ A-

Top Literário: A Máquina do Tempo, a arte influencia a realidade?

O que H. G. Wells realizou de verdade? Profecias ou um guia de projetos tecnológicos?

Brilhante e assustador, o livro A Máquina do Tempo, de H. G. Wells, mostra uma visão bem pessimista do mundo, ou melhor, do seu destino. Escrita em 1895, é incrível como a obra consegue prever parte do que aconteceu posteriormente à sua publicação e também triste sobre a perspectiva do autor, que parece não ter muita esperança com o futuro do ser humano.

Eu li a edição da editora Pandorga. Segundo a sinopse, o cientista que narra a história parte do século XIX para o ano de 802.701 d.C. Neste futuro distante, a Terra é habitada pelos Eloi, uma espécie descendente dos seres humanos que formou uma civilização bonita, porém frágil e sem intelecto; e também os Morlocks, que vivem no mundo subterrâneo e seriam os trabalhadores separados do mundo da luz para "manter a engrenagem do capitalismo girando" (interpretação minha).

Assim como os Eloi, vivendo com qualidade de vida na superfície, ficaram bobos e esqueceram todo o conhecimento dos antepassados, priorizando apenas o prazer, as criaturas subterrâneas ficaram monstruosas ao olhar do cientista/viajante do tempo, mas muito mais inteligentes, pois sempre aplicaram seus conhecimentos para sobreviver.

Nesta virada de mesa, o autor divaga em uma inversão de poderes. Feios e subterrâneos, os Morlocks mantêm os Eloi felizes como animais prontos para o abate. Como um fazendeiro que cuida bem do pasto para o boi entregar uma carne de qualidade ao ser abatido.

Através do personagem, Wells parece abominar essa espécie, especialmente pelo canibalismo - desculpa, não tem spoiler de um livro tão antigo assim - mas se fascinar. Lendo um pouco de sua biografia, fico curiosa se ele imaginou criaturas perversas como uma espécie de vingança criativa contra o capitalismo ou se ele temia que a desigualdade social obrigasse a classe trabalhadora, já desumanizada pelos ricos, a se tornar o que pensam dela.

“A natureza nunca apela à inteligência até que o hábito e o instinto sejam inúteis. Não há inteligência onde não há necessidade de mudança. Os únicos animais que demonstram inteligência são aqueles que tiveram de enfrentar uma grande variedade de necessidades e perigos”. A Máquina do Tempo, H.G. Wells.

A Máquina do Tempo foi o primeiro romance publicado por H. G. Wells, mas é interessante saber que ele foi realmente um cientista, trabalhou com pessoas muito notáveis, era defensor da teoria de Darwin e também do socialismo.

Algumas curiosidades que achei interessante ressaltar são as coisas que ele imaginou e realmente foram criadas. Até que ponto a ficção inspira a realidade e até que ponto a realidade inspira a ficção?

Conforme a editora Pandorga, seis livros criados pelo autor eram proféticos. O tempo como a quarta dimensão, lasers como armas, tanque de guerras, aviões como arma de guerras, a bomba atômica e o mais simples de todos: os correios de voz. O que ele realizou de verdade? Profecias ou um guia de projetos tecnológicos?

Sugestões de leituras e temas para a coluna: @dihchristie

A Máquina do Tempo, H. G. Wells

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO