A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

27/10/2018 11:30

A+ A-

Em troca de um sorriso sincero, Wilson leva saúde bucal às famílias de catadores

As atividades surgiram como projeto de mestrado do dentista e agora continuam como forma de transformar vidas no dia a dia

Saúde e autoestima recuperadas, de quem vive em situação de vulnerabilidade social, é o maior objetivo do projeto Reciclando Sorrisos. Acreditando no poder de um sorriso saudável, o dentista Wilson Bellicanta é o idealizador do projeto, que atende catadores de resíduos sólidos da região do bairro Dom Antônio Barbosa e suas famílias, em Campo Grande.

Desde setembro, as ações que sonhou há anos são desempenhadas na região. Durante a semana, de forma voluntária, ele faz atendimentos de saúde bucal aos trabalhadores, e durante os finais de semana, aos membros de suas famílias.

As atividades surgiram como um projeto de mestrado de Wilson e funcionam com apoio de empresas com programas de responsabilidade social, e sua vontade é poder ampliar os atendimentos, com ajuda também do poder público. Principalmente, atendendo áreas mais afastadas do centro do município, com o objetivo de promover e apoiar também o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável. 

Mas a vontade de transformar vidas com sua profissão começou lá em 2005, no Pará, em comunidades garimpeiras, onde foi contratado para atendimento odontológico aos funcionários de uma mineradora. A assistência foi estendida à comunidade local, onde Wilson começou a ampliar sua visão de transformador social. 

“De volta a Campo Grande, resolvi investir em fazer essa ideia funcionar, com a tríade do apoio das empresas, cooperados e colaboradores voluntários. Temos apoio da Solurb, da Cruz Vermelha, universidades, jovens empresários, a Associação Comercial, entre outros, e aceitamos toda ajuda que vier”, conta.  

Nas tardes de segunda e quarta-feira, Wilson realiza atendimento aos trabalhadores da cooperativa local de coleta. Nos finais de semana, sábado e domingo, aos filhos e cônjuges, com o custo simbólico da doação de material reciclável, que é encaminhada ao próprio centro de triagem de resíduos.

Outubro Rosa

Além de cumprir o seu papel, prestando serviços na área da educação ambiental e saúde coletiva, o projeto também conta com a realização de palestras e ações de cidadania aos trabalhadores cooperados na Unidade de Tratamento de Lixo Residual. Neste sábado (27) é realizada ação especial do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

Desde às 9h, são realizadas palestras, com orientações e esclarecimento de dúvidas, além de um dia de beleza para as mulheres. A participação é gratuita para a ação, que ocorre no Centro de Triagem de Resíduos no Dom Antônio Barbosa.

Saiba mais sobre o projeto Reciclando Sorrisos clicando neste link.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024