Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Epidemia de dengue volta a Campo Grande e prefeitura toma medidas preventivas

Para que seja decretado situação de emergência é preciso 300 casos a cada 100 mil habitantes, capital conta com 294 casos

25 fevereiro 2019 - 17h11Por Nathalia Pelzl e Amanda Amaral

Com 294 casos de dengue a cada 100 mil habitantes, Campo Grande está com risco de epidemia de dengue, foi o que apontou o prefeito Marquinhos Trad (PSD), na tarde desta segunda-feira (25). Para que seja decretado situação de emergência é preciso 300 casos a cada 100 mil habitantes.

No entanto, Marquinhos confirmou que medidas estão sendo tomadas e tudo sendo feito para que haja um controle da situação, que já era esperada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)  já que a doença é sazonal, e a cada dois ou três anos ocorre o surto.

"Estamos antevendo, tomando todas as medidas preventivas e alertando a população para que ela nos ajude no combate a proliferação desse mosquito. O município sozinho não vai conseguir",  destacou o prefeito.

O último ano de maior incidência foi em 2016, onde nos primeiros meses do ano foram notificados 19 mil casos. Já em 2019, até o momento, foram notificados 5.700 casos.

Segundo o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, até o momento está sendo mais comum à dengue hemorrágica, onde o público mais vulnerável está abaixo de dez anos e também idosos, levando apenas três dias para agravar o quadro clínico, podendo evoluir para óbito, caso não haja um cuidado.  Suspeita é de duas mortes pela doença, sendo uma na manhã de hoje (25), uma criança de 5 anos. 

Um dos planos de contenção da doença é a vistoria em imóveis ‘abandonados’ ou sem moradores, Trad anunciou que a prefeitura está em trâmite na Justiça para que a autorização seja cedida.

"A procuradoria geral do município entrou com uma ação pedindo na Justiça autorização pra entrar nesses imóveis fechados, mas até hoje não houve resposta do poder judiciário. O magistrado onde a ação foi distribuída entendeu que não era caso de emergência, mandou redistribuir e esse outro juiz mandou ouvir o Ministério Público, mas ainda não há decisão", pontuou.

Caso autorização não seja fornecida, está sendo estudada uma parceria com agentes imobiliários para que autorizem a entrada nestes imóveis.

Até o momento, 625 notificações em terrenos sujos. Por hora, uma das alternativas foi apelar para secretária de obras que atua com 18 caminhões nas limpezas dos lixos e entulhos em terrenos baldios. Além disto, orientações estão sendo  fornecidas nos CREAS, CRAS, e mutirões de conscientização nas escolas, principalmente nos bairros mais afetados que são, Universitário, Cidade Morena, Jardim Paradiso, Vila Nasser, Vida Nova, Amambai, Cruzeiro, Autonomista, Estrela Dalva, Tiradentes, Cohab, Jockey Club e Sírio Libanês.

Para diagnosticar os casos de dengue os atendimentos serão redobrados nas UPAS, serão contratados emergencialmente 15 médicos, além da equipe de apoio com 30 profissionais.

O Ministério da Saúde já foi acionado e a expectativa é que a portaria de emergência seja validada, caso aprovada mais medidas serão tomadas na prevenção e combate da doença.