segunda, 09 de fevereiro de 2026

Busca

segunda, 09 de fevereiro de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 1 mês

Falta de insulina na rede pública preocupa pacientes com diabetes:'Sentar e esperar morrer'

Falta de medicamento obriga idosos e outros pacientes a buscarem alternativas caras e nem sempre disponíveis

Pacientes que dependem de insulina para controlar a diabetes têm enfrentado dificuldades para obter o medicamento tanto na rede pública quanto em farmácias privadas.

Silvia Silva, aposentada de 69 anos, conta que precisa de dois tipos de insulina, usados três vezes ao dia, para manter a doença sob controle. Segundo ela, a busca pelo medicamento tem sido um desafio constante.

“Minha filha foi na clínica da família e eu fui ao UBS do Nova Bahia. Também tentamos no UBS Oscar Salazar, e em todas disseram que não havia insulina e não sabiam quando chegaria”, relatou a idosa.

A situação se agravou quando Silvia tentou recorrer à rede privada. Mesmo em diversas farmácias, o medicamento estava em falta. “Eles querem que a gente morra. Eu dependo desse medicamento e só tenho uma dose. O que vou fazer? Sentar e esperar a morte?”, questionou.

Após muita procura, a família conseguiu adquirir a insulina em uma farmácia privada, mas a aposentada alerta que nem todos têm condições de arcar com os custos. “Graças a Deus consegui comprar, mas me preocupa que não haja disponibilidade. Esses problemas afetam nosso emocional, fazem a diabetes subir, e a situação se torna uma bola de neve”, finalizou.

Procurada, a prefeitura ainda não informou quando a situação será normalizada e quais alternativas estão sendo oferecidas para os pacientes que dependem da insulina para sobreviver.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias