domingo, 28 de junho de 2026

Busca

domingo, 28 de junho de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

18/10/2022 19:00

Com R$ 5, é possível ajudar menina autista a comprar remédios em Campo Grande

Mãe da criança não tem renda e não consegue os medicamentos pela Casa da Saúde; enquanto isso, ela faz rifa

Elaine Cristina Silva dos Santos, 38 anos, batalha há 3 anos para conseguir os medicamentos: Topiramato e Clobazam, indicados para a filha de 11 anos, Heduarda Sofia Silva dos Santos Sousa, que faz tratamento para o autismo e a epilepsia em Campo Grande. Segundo ela, a Casa da Saúde não oferta ambos os medicamentos, que deveriam ser garantidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Heduarda faz terapia, consultas, frequenta a escola da Apae e a mãe é a única responsável por toda essa rotina. Como a mãe não consegue trabalhar diariamente, a vida das duas não é nada fácil. Os medicamentos custam em média R$ 100 por mês.

A mãe destaca que a dificuldade piorou ao início da pandemia, em 2020, que prejudicou a distribuição dos medicamentos. 

“Ela toma remédio para epilepsia e não pode ficar sem. Faz três anos que não consigo o remédio na Casa da Saúde. Entrei na Justiça para ver se consigo.”

Além dos remédios, a filha precisa de fraldas, e devido ao custo alto, Elaine está promovendo uma rifa. Cada nome está R$ 5. São 50 números e ela já vendeu 26. 

Agora, a esperança da moradora da região do Anhanduí, em Campo Grande é de que consiga vender todos os nomes, para adquirir as fraldas. 

A dona de casa explica que, por conta dessa falta dos remédios, precisa pedir ajuda de amigos e até desconhecidos, colocando em rede social e demais lugares, por saber que sua filha necessita muito para continuar todo o tratamento.

A mãe contou que a filha tem autismo desde os 4 anos e a epilepsia surgiu aos 7 anos. Os problemas de estômago e intestino são recorrentes desde o nascimento e a tireoide foi descoberta há três anos. 

Quem quiser ajudar pode procurar Elaine através do telefone (67) 99830-2544.

O que diz a SES?

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) disse em nota oficial que "a paciente está com o laudo vencido desde 31 de janeiro de 2022".

"A Assistência Social da Casa da Saúde entrou em contato fazendo a devida orientação à família para a renovação de dispensação de medicamento. No entanto, a SES/MS esclarece que o medicamento Clobazam está em processo de licitação, mas há dificuldade na aquisição deste medicamento. Quanto ao medicamento Topiramato, o estoque está regularizado na Casa da Saúde."

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias