TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

30/04/2019 11:06

A+ A-

Samu recebe 3 novas ambulâncias e já estreia atendendo acidente de trânsito ao lado de solenidade

Acidente de trânsito aconteceu ao lado do evento e equipes que estavam no local atenderam a ocorrência

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel à Urgência) de Campo Grande recebeu o reforço de três ambulâncias na manhã desta terça-feira (30). E elas já foram colocadas em ação rapidamente, para atender acidente de trânsito ao lado da solenidade de entrega, que aconteceu no Paço Municipal.

Com duas viaturas dando suporte, além das três novas que seriam entregues, equipe do Samu foi até a Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a Rua Bahia, para atender as vítimas da batida entre uma motocicleta e um carro Gol.

Maria Paula Martins, 37 anos, estava na garupa da motocicleta. Ela teve o braço direito imobilizado, mas segundo socorristas do Samu, sem aparente fratura. Outra unidade foi chamada para levar a mulher até a UPA Coronel Antonino para passar por avaliação médica.


Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Bahia com a Avenida Afonso Pena.

Em números

O Samu recebe, em média, 93 chamadas por dia para atender ocorrências diversas, que vão desde emergências clínicas a traumáticas, sendo o primeiro contato do cidadão com o serviço público de saúde. 

O caso descrito acima se incorpora aos outros 33.898 registrados pelo Samu no ano passado. "Nós precisamos estar preparados para atender ocorrências como acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, traumatismos que implicam em casos de urgência e os clínicos", pontua o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho.


Evento aconteceu no pátio do Paço Municipal.

Comemorações

Durante a entrega dos veículos novos, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) declarou que a renovação da frota foi um desafio. "Quanto pegamos [a prefeitura], tínhamos entre cinco e seis unidades rodando por dia. Tinha chamado e a equipe não podia atender e isto representava uma aflição para estes servidores. Hoje nós contamos com 15, e essas três vão renovar a frota".

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lembrou que as ambulâncias foram frutos de uma conversa com o ex-ministro da Saúde, Gilberto Occhi. "Assinou uma portaria que viesse essa três unidades para Campo Grande. Elas são importantes porque precisam ser renovadas a cada cinco anos e têm a função de salvar vidas".

A coordenadora do Samu, Maitê Vendas Gualhardo afirmou que a rede ficou muito feliz ao receber as viaturas avançadas, especialmente para atendimentos de pacientes com casos de suspeita de AVC ou problemas do coração como infarto do miocárdio. 

Cada ambulância custou cerca de R$ 170 mil. "Mas para equipar essas unidades com equipamentos avançados pode chegar a R$ 350 mil. Isto sem falar no custo, daí o valor seria bem maior", explica José Mauro.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias