A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

15/05/2019 09:42

A+ A-

VÍDEO: estudantes da UFMS realizam protesto contra corte de verbas da Educação

Grupo se concentra aos arredores da universidade

Os estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizam, na manhã desta quarta-feira (15), na sede da cidade universitária em Campo Grande, um protesto contra os corte de verbas às Instituições de Ensino Superior anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Bolsonaro surpreendeu a comunidade acadêmica ao declarar, na quarta-feira (8), a suspensão da concessão de novas bolsas de mestrado e doutorado. A medida veio uma semana depois de o MEC anunciar contingenciamento de 30% das verbas das universidades federais, despertando fortes críticas de universidades, institutos de pesquisa e demais setores relacionados à educação.

O bloqueio das verbas previstas para as universidades federais em 2019, anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) perdesse R$ 819 milhões do total de R$ 4,1 bilhões de verba não obrigatória, e além de congelar bolsas ociosas.

Em nota publicada no site oficial da UFMS, o reitor  Marcelo Turine diz que está muito apreensivo com os cortes. “O momento pede a união de toda a comunidade universitária em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e é muito importante que todos tenham clareza sobre os impactos no funcionamento da nossa Universidade”, afirmou.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024