(67) 99826-0686
Gov - Agosto Lilas 09 a 24/08

VÍDEO: estudantes da UFMS realizam protesto contra corte de verbas da Educação

Grupo se concentra aos arredores da universidade

15 MAI 2019
Luis Abraham
09h42min
Foto: Repórter Top

Os estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizam, na manhã desta quarta-feira (15), na sede da cidade universitária em Campo Grande, um protesto contra os corte de verbas às Instituições de Ensino Superior anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Bolsonaro surpreendeu a comunidade acadêmica ao declarar, na quarta-feira (8), a suspensão da concessão de novas bolsas de mestrado e doutorado. A medida veio uma semana depois de o MEC anunciar contingenciamento de 30% das verbas das universidades federais, despertando fortes críticas de universidades, institutos de pesquisa e demais setores relacionados à educação.

O bloqueio das verbas previstas para as universidades federais em 2019, anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) perdesse R$ 819 milhões do total de R$ 4,1 bilhões de verba não obrigatória, e além de congelar bolsas ociosas.

Em nota publicada no site oficial da UFMS, o reitor  Marcelo Turine diz que está muito apreensivo com os cortes. “O momento pede a união de toda a comunidade universitária em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e é muito importante que todos tenham clareza sobre os impactos no funcionamento da nossa Universidade”, afirmou.

Veja também