PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA MAIO DE 2024
A+ A-

domingo, 05 de maio de 2024

Busca

domingo, 05 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Café da hora

17/01/2024 14:16

A+ A-

Cappuccino vegano: pesquisadores desenvolvem bebida com frutos nativos do Cerrado e Pantanal 

Bebida é a base de café, cacau e leite de amêndoa, baru e jatobá

Com ingredientes oriundos de frutos nativos do Cerrado e Pantanal, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desenvolveram cappuccino vegano. A mistura instantânea a base de café, cacau e leite de amêndoa, baru e jatobá tem previsão para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2024. 

Segundo a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e pesquisadora responsável pelo desenvolvimento do cappuccino, Luciana Miyagusku, o produto é inovador. “Por ser 100% vegetal, com ingredientes distintos do Cerrado e Pantanal, e ser uma proposta alinhada com demandas e tendências de mercado, como a crescente busca por produtos veganos e o uso de ingredientes regionais”, pontua.

A concepção do produto é realizada por uma equipe de professores e técnicos que acompanham desde a pesquisa inicial e ideação até o lançamento no mercado. Inicialmente, identificam-se oportunidades e lacunas no mercado, analisando tendências e preferências dos consumidores. A fase de concepção e planejamento inclui o desenvolvimento do conceito, formulação e características do produto, bem como avaliações de viabilidade técnica, econômica e legal, abrangendo o planejamento da produção em larga escala e a análise da cadeia de suprimentos. 

A etapa de pesquisa e desenvolvimento focou na formulação e teste de protótipos, adaptando a formulação com base nos resultados dos testes. A produção piloto permite ajustes finos na formulação e processo de fabricação, sempre atento aos aspectos regulatórios para garantir conformidade com regulamentações.

A professora evidencia que os alimentos veganos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado alimentício nos últimos anos. “Há uma crescente conscientização sobre questões relacionadas à saúde, meio ambiente e ética animal, o que tem levado muitas pessoas a adotarem dietas mais baseadas em plantas. Como resposta a essa demanda crescente, a indústria alimentícia tem investido em inovação e no desenvolvimento de produtos veganos, proporcionando uma variedade maior de opções no mercado”, conta.

Segundo a pesquisadora, a escolha de utilizar leite vegetal de frutos nativos do Cerrado está associada a vários motivos, incluindo aspectos ambientais, sustentabilidade, preservação da biodiversidade e valorização de alimentos locais. 

“Esses ingredientes não apenas enriquecem o perfil de sabor, mas também destacam a riqueza da biodiversidade desses ecossistemas brasileiros. O cappuccino vegano com frutos nativos do Cerrado e do Pantanal oferece uma experiência única que celebra a cultura local, a sustentabilidade e a diversidade de ingredientes naturais, proporcionando uma alternativa para quem busca uma conexão mais profunda com os sabores regionais”, enfatiza.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias