A+ A-

quarta, 01 de maio de 2024

Busca

quarta, 01 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

16/12/2023 11:30

A+ A-

Obrigatório só em festas grandes, bombeiro civil pode evitar mortes como de pecuarista engasgado

Ricardo Lago Zaher tinha fazenda em Aquidauana e família ficou devastada com a perda

A presença de bombeiros civis em eventos particulares é obrigatória por lei e pode salvar vidas e evitar tragédias. No dia 2 de dezembro, o pecuarista Ricardo Lago Zaher se engasgou com carne e morreu em um casamento em um bufê no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. 

A profissão é regulamentada pela lei federal 11.901 de 2009 e a presença desse profissional é obrigatória em shows e eventos, inclusive é requisito essencial para esses locais conseguirem alvará de funcionamento. Também há lei estadual que regulamenta a atuação desses trabalhadores no MS. 

No entanto, a exigência é para eventos de grande porte, que são os com 500 pessoas ou mais. Neste caso é exigido a atuação de, no mínimo, um profissional. 

Apesar de lei nacional e estadual, o vereador Ademir Santana, do PSDB, apresentou em maio deste ano, projeto de lei que regulamenta a atividade no Município. Ele entendeu que a atuação dos trabalhadores carece de norma específica na cidade e que crie segurança para o exercício da profissão. 

Bombeiros civis atuam também em primeiros socorros (Reprodução IFSul de Minas)

Lei 11.901 de 2009

Conforme a legislação, o bombeiro civil pode atuar de forma fixa em emissoras de televisão, shoppings centers, lojas de grande porte e universidades. Além disso pode ser contratado temporariamente para eventos com grande número de pessoas como shows e eventos esportivos. 

As duas funções primordiais desse trabalhador é prevenir acidentes e atuar em primeiros-socorros e situações de emergência. Ele implementa planos de combate a incêndios; inspeciona equipamentos; faz resgates na água, terra e altura e procedimentos pré-hospitalares entre outros. 

Vida 

Segundo o site O Extra.net, há quatro anos um bombeiro civil de folga salvou a vida do bebê Otávio, de um ano e quatro meses, na região de Nhandeara (SP). O pequeno se engasgou com amendoim durante um evento rural e a mãe se viu em desespero quando o filho parou de respirar. 

Ainda segundo o site, a mulher saiu correndo pelo evento até reconhecer o bombeiro civil que estava de folga e atua em Nhandeara, interior paulista. Ele usou as manobras indicadas e instantes depois o menino voltou a respirar. 

Bombeiros civis podem trabalhar em empresas privadas (Foto: Reprodução TV Cabo Branco)

Morte

As informações sobre a morte do pecuarista Ricardo Zaher são do boletim de ocorrência. O Corpo de Bombeiros informou que fora acionado por conta de um convidado que se engasgou com um pedaço de carne durante a janta da cerimônia. 

Ainda segundo o registro, os militares foram ao local e fizeram manobras de reanimação por 1h17, mas a vítima não resistiu. Não há detalhamento se alguma pessoa ou bombeiros civil atendeu a vítima antes da chegada do socorro militar. 

Técnicas

A técnica mais indicada para desengasgar pessoas é a Manobra de Heimilch. Consiste em uma pessoa abraçar a vítima por trás e colocar uma das mãos na ''boca do estômago''. A outra mão comprime a primeira pressionando a região até o corpo estranho ser expelido. 

Nas redes sociais há diversos vídeos de policiais militares, rodoviários federais, bombeiros civis e militares, além de socorristas do SAMU fazendo a manobra e salvando vidas em locais públicos e postos policiais. Grande parte são bebês. Ou seja, o atendimento rápido vindo de um profissional preparado resulta em salvamento de vidas. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias