Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Cidades

Riedel visita e entrega obras em Maracaju e Coxim

Ele também fez alinhamentos políticos nas cidades do interior

30 julho 2021 - 18h39Por TopMídiaNews

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, visitou, nesta sexta-feira (30), as cidades de Maracaju e Coxim. O titular visitou e entregou obras nos dois municípios. 

Acompanhado do governador Reinaldo Azambuja, o titular da Seinfra também fez alinhamentos com as classes políticas locais. 

Segundo a divulgação da assessoria, em Maracaju, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, Riedel participou da assinatura do termo de acordo do Governo do Estado com a empresa, garantindo incentivos fiscais previstos no MS Empreendedor.

A empresa beneficiada é a Neomille, um empreendimento da CerradinhoBio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina, com unidades industriais em Chapadão do Céu (GO). Ao todo, será investido R$ 1 bilhão na planta industrial em Maracaju. A usina vai gerar 150 empregos diretos e cerca de 500 indiretos com os serviços terceirizados. No período de obras, deverão ser gerados 2 mil empregos na construção civil. 

Riedel visitou acompanhou as obras do Ginásio de Esporte do Município, iniciadas recentemente. 

“É um ginásio poliesportivo, um centro cultural, uma obra que favorece a população, fornecendo instrumentos de competitividade e gerando emprego na cidade’’, destacou Riedel. 

Baseado nos dados do Caged, o secretário citou que MS bateu recorde na geração de empregos durante a pandemia. Mato Grosso do Sul teve saldo positivo na geração de empregos pelo sexto mês consecutivo. 

Conforme os dados, em junho, foram 3.535 postos de trabalho formal, resultado de 20.856 admissões e 17.321 demissões. É o melhor resultado para o mês de junho desde 2011, quando o saldo foi de 3.577 empregos. O segmento de serviços foi responsável por 1.091 vagas, seguido de comércio (1.070), indústria (706), agropecuária (529) e construção (139).

"Ontem, o Caged divulgou a geração de empregos e desempregos no Brasil inteiro e Mato Grosso do Sul, pela primeira vez em dez anos, empregou 27.594 pessoas a mais. Estou falando em empregos positivos na pandemia, enquanto a economia mundial encolheu. E aí a gente vê a importância que é o acreditar de investidores em Mato Grosso do Sul e no Brasil", disse Reinaldo Azambuja. O resultado é o acumulado de novos postos de trabalho nos primeiros seis meses deste ano.

“No governo nós temos focado muito nisso. Obras atraem investimentos. Os números do Caged mostram empregos em todas as áreas, não agro, na construção civil, e a retomada econômica. Emprego é renda e isso ativa a economia”, acrescentou Verruck. 

Infraestrutura

No encontro, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan lembrou que a Ferroeste e a Rota Bioceânica criam condições favoráveis para empreendimentos assim. 

"Teremos, se Deus quiser, a realidade dessa ferrovia, que está chegando para poder escoar nossos produtos, e a Rota Bioceânica, que está se tornando realidade através da ponte de Porto Murtinho".

Riedel e Azambuja também anunciaram a construção de uma rotatória na MS-157, para o acesso à nova usina de etanol de milho. No dia anterior, Riedel participou de uma homenagem aos profissionais da saúde no município e foi homenageado. “Oportunidade onde também recebi uma singela lembrança pelo trabalho que desenvolvi no Prosseguir, que divido com todo o comitê gestor que se empenha todos os dias para salvar vidas e retomar a economia de forma segura”, ressaltou Riedel. 

Coxim

Em Coxim, Riedel participou da entrega de títulos fundiários e de baixas de hipoteca para 89 famílias. Duas dessas beneficiadas são mãe e filha, é a Terezinha Gomes Furtado (filha) e Maria de Lourdes Gomes Viana, do Residencial Pé de Cedro, que receberam baixa hipoteca. 

“Eu só tenho que agradecer muito ao Governo do Estado, agora temos a nossa escritura, somos donos e proprietários da nossa residência”, reforçou Terezinha. 

Para a dona de casa, Tania Vieira de Moraes Santos, o documento  é uma grande vitória. “Hoje estou recebendo minha hipoteca, desde que quitei a minha casa nunca deu certo de buscar essa documentação em Campo Grande”. 

O prefeito municipal, Edilson Magro, falou do trabalho em parceria com o Governo do Estado. “Estamos aqui para fazer ainda mais, concluir as obras, então a nossa fala hoje é só de agradecimento e de união. Vamos trabalhar e conseguir êxito”. 

Riedel reforçou da importância para a população não só de Coxim, mas de todo Mato Grosso do Sul. “Hoje essas famílias estão tendo a oportunidade de receber um importante serviço habitacional, seja o de regularização fundiária, seja o de baixa na hipoteca, que estão dando dignidade de terem suas moradias, pode parecer um ato simples mas representa liberdade de chamar um imóvel de seu, de direito e de fato”. 

Riedel visitou ainda a obra de pavimentação dos distritos de Silviolândia e São Romão. De acordo com os dados da Seinfra, desde 2015 o Governo do Estado investiu no município mais de R$ 70,3 milhões em obras de infraestrutura.