A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

10/07/2020 15:08

A+ A-

Tido como Bolsonarista, candidato a reitor da UFMS desiste de eleição após denúncia de plágio

Concorrência temia que ele tivesse preferência na escolha presidencial

Augustin Malzac, candidato a reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desistiu da eleição após descoberta de que o programa de gestão dele seria copiado. Malzac é professor do curso de Medicina e é tido como apoiador do presidente Jair Bolsonaro. 

Conforme apurado, 11% do conteúdo do programa apresentado à comissão eleitoral era copiado de uma chapa que disputa a reitoria da Universidade Federal Fluminense, a UFF, no Rio de Janeiro. 

Diante do fato, membros da chapa de Malzac, “UFMS para Tod@s, desistiram do projeto, assim como a candidata à vice, professora Marta Nunes da Costa. A docente alegou que uma candidatura que começa com esse tipo de denúncia perderia toda a credibilidade. 

Política

A denúncia partiu da chapa adversária “Todos Somos + UFMS” , que é do atual reitor, Marcelo Turine e Camila Ítavo. A candidatura do  gestor da Federal temia que o professor Malzac tivesse algum tipo de vantagem na lista tríplice por ser, supostamente, apoiador do governo Bolsonaro. 

Outro motivo de preocupação da chapa de Turine residiu no fato da formação de Malzac. O professor de medicina fez uma das três especializações em Medicina Militar na Escola de Saúde do Exército, no Rio de Janeiro.

Ainda segundo pesquisado no currículo Lattes do professor, mestrado na USP, Malzac pesquisou a Morfometria do Canal Vertebral no segmento Cervical em Jovens Militares. Antes disso, entre 1979 e 1980, foi bolsista de um curso técnico do Ministério da Aeronáutica e concluiu o primeiro e segundo graus no Colégio Militar do Recife. 

A eleição para a reitoria da UFMS está programada para o dia 17 de julho. A próxima gestão é para o período de 2020 a 2024. 

Tentamos contato com o professor Malzac, mas não conseguimos. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024