Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Cidades

Alerta expõe risco de tempestades e granizo para MS

Chuvarada é esperada após atuação de uma pequena frente fria que consegue romper o bloqueio, formando nuvens carregadas

14 setembro 2021 - 14h20Por Vinicius Costa

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) trouxe mais dois alertas de possíveis chuvas intensas e tempestades para esta terça-feira (14) nas áreas sul e centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Essa mudança no clima está associada a atuação de uma frente frente que teve início no sul do país e percorreu alguns estados nesta semana. É nesta terça que ela passa a ter mais influência no estado sul-mato-grossense e provocar chuvas em diversas cidades.

A atuação da frente fria que vem do Sul do país favorece o aumento de nebulosidade no estado, causando a possibilidade de chuvas ao longo desta semana.

O alerta, por exemplo, prevê risco de tempestades com granizo em pelo menos 40 cidades das áreas sudoeste, leste e pantanais sul-mato-grossense. Nessa previsão, o Inmet aponta que as chuvas poderão ter acumulo de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros no dia com a presença de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

No segundo alerta, este que inclui Campo Grande, a previsão é de chuvas intensas com menor acúmulo durante o dia e por isso, deve atingir Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brillhante, Santa Rita do Pardo e Sidrolândia.

Nesse caso, haverá chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, queda de agalhos de árvores e alagamentos.

Em relação às temperaturas, as máximas não atingem valores tão elevados, mas a sensação de calor e abafamento continuam com a baixa umidade do ar, mantendo assim, condições propícias para o surgimento de focos de incêndio.