TCE Novembro
TJMS DEZEMBRO
Menu
sábado, 04 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
pmcg revia negocios
Cultura

'Fujona': busca de onça pela liberdade em MS vira filme e estreia dia 11 no Sesc Cultura

Filme é curta-metragem dirigido pela jornalista Lu Bigatão

06 setembro 2018 - 18h01Por Thiago de Souza com informações da assessoria

O curta-metragem ''Fujona em Busca da Liberdade'' mostra a incessante luta de um filhote de onça-pintada em busca do retorno à natureza, em Mato Grosso do Sul. A história mostra as perspectivas tanto do animal, que quer voltar ao seu habitat natural quanto do ser humano.

O filme tem estreia programada para o dia 11 de setembro, às 19h30, no Sesc Cultura, em Campo Grande.
O roteiro e direção são assinados pela jornalista Lu Bigatão Rios. Ela reconta os passos do filhote, que foi capturado na região de Água Clara, leste do estado, e sua vinda para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Campo Grande.

Conforme a direção, até conseguir a soltura definitiva na mata, a onça conseguiu fugir duas vezes do centro e a história emocionou a população de Campo Grande. No filme, a câmera se coloca no lugar do filhote e reproduz seu ponto de vista para que o público possa vivenciar seus sentimentos.

Equipe

Além de Lu Bigatão, há o co-roteirista, RosineyBigatão, assistente de direção Carlos Diehl, direção de fotografia e cinegrafia Fabricio Borges e Tatiana Varela. A produção é de Fernanda Kunzler e ClaudineyPecois,  som direto, trilha e pós-produção de áudio DOPE Áudio Design, edição Carlos Diehl e Rosiney Bigatão,  colorização e vinhetas Tatiana Varela, design gráfico Venise Pascoal de Melo e fotografia Marcelo Oliveira.

O filme tem investimento do Fundo de Investimentos Culturais- FMIC/SECTUR/PMCG. Contou com apoio do Instituto de Meio Ambiente- IMASUL/MS e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres que disponibilizaram os espaços e os técnicos para ajudar a contar a história.