A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

há 4 anos

A+ A-

Em três dias, Câmara recebeu três pedidos de impeachment contra Bolsonaro

Um deles é do ex-aliado do governo, deputado Alexandre Frota

Em três dias, a Câmara dos Deputados protocolou três pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Um deles é do ex-aliado, Alexandre Frota e todas as peças dizem que a convocação para os protestos do dia 15 de março caracteriza crime de responsabilidade. 

Os pedidos de ‘’expulsão’’ do presidente se baseiam na ideia de que Bolsonaro agiu contra os demais poderes da República, ou seja, Congresso Nacional e STF. 

O primeiro pedido foi apresentado pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede), na terça-feira 17. Ele argumenta, ainda, que Bolsonaro cometeu faltas graves ao afirmar, sem apresentar provas, que as eleições de 2018 foram fraudadas.

Segundo a Revista Veja, o segundo pedido de impeachment foi protocolado por deputados federais e estaduais do PSOL e alguns intelectuais de esquerda. Além de citar a convocação de Bolsonaro para os atos do dia 15, o texto afirma que o presidente da República colocou em risco a população ao descumprir o isolamento indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde e cumprimentar apoiadores nas manifestações.

O último pedido foi apresentado nesta quinta-feira 19 pelo deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP). Ex-aliado de Bolsonaro, Frota destacou que, além dos crimes de responsabilidade e contra a saúde pública, o presidente da República cometeu crime contra a administração pública, por atacar as jornalistas Patrícia Campos, da Folha de S.Paulo, e Vera Magalhães, do Estadão, e por excluir jornalistas da Folha de S. Paulo de um evento público.

Cabe ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidir se o pedido irá ou não tramitar na Casa. Se um pedido é aceito, é aberta uma comissão especial para avaliar se aceita a abertura de processo de impeachment. O colegiado terá um prazo de dez dias para emitir um parecer sobre a possibilidade da denúncia ser julgada. Se aprovado, o presidente terá um prazo de 20 dias para apresentar provas que sustentem a sua defesa.

 

 

 

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias