TCE SETEMBRO
Menu
sexta, 24 de setembro de 2021 Campo Grande/MS
Geral

Tá indo bem? Bolsonaro pede recondução de Augusto Aras para a PGR

Críticos do presidente dizem que não escolher alguém da lista tríplice é imoral e suspeito

20 julho 2021 - 16h23Por Thiago de Souza

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou, nesta terça-feira (20), pedido para que o procurador-Geral da República, Augusto Aras, seja reconduzido ao cargo. O documento foi encaminhado ao Senado Federal. 

O anúncio foi feito pelas redes sociais do presidente. Segundo a CNN Brasil, Aras deve continuar no cargo, que ocupa desde setembro de 2019. Para isso, é preciso que a maioria dos senadores aprove a recondução. 

Críticos do presidente destacam que a nomeação de Aras para a PGR feriu, desde o início, a tradição da lista tríplice, encaminhada por todos os membros do Ministério Público para que o o chefe da nação escolha um dos nomes. O nome de

Aras não estava na lista quando da primeira nomeação e igualmente não estava entre os indicados na lista deste ano. 

Ainda segundo a apuração, as últimas eleições internas da ANPR tiveram como mais votados os nomes de Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino.

No entanto, vale destacar que o presidente não é obrigado a escolher os nomes da lista. Para os procuradores da República, escolher alguém da lista reforça o princípio da isenção do chefe do Ministério Público frente ao presidente da República.