A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

10/05/2017 11:43

A+ A-

Apanágio: Ex-diretor de presídio semiaberto em MS é preso pelo Gaeco

Os agentes apuram denúncia de crimes de peculato, corrupção e associação criminosa

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da 16ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Dourados, realizam nesta quarta-feira (10), a 'Operação Apanágio'. Os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão, cinco de mandados de condução coercitiva e um mandado de prisão. Todos os mandados foram expedido pela 2ª Vara Criminal de Dourados.

De acordo com documento recebido pela reportagem, o mandado de prisão preventiva, expedido pelo juiz de Direito, da 2ª Vara Criminal de Dourados, Marcus Vinícius de Oliveira Elias, é contra o agente penitenciário e ex-diretor do Semiaberto, Rogélio Vasques Vieira, de Dourados. Na mandado, o magistrado decreta a prisão, 'prenda e recolha à Cadeia Pública ou Presídio local'.  

Segundo informações do Ministério Público Estadual, a operação é resultado de aproximadamente seis meses de investigações voltadas para apurar crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa, entre outros, praticados no âmbito do estabelecimento penal de Dourados.

Outro caso

Em janeiro deste ano, o TopMídiaNews, publicou matéria falando sobre suposto 'grupo criminoso' que agia dentro da Agepen e envolvia diretores e até sindicalista, conforme documentos do Ministério Público Estadual. Na ocasião, a reportagem relatou a participação do diretor do presídio de Dourados, Rogélio Vasques, que seria integrante da ramificação criminosa com participação direta no grupo e seria braço direito do diretor de Assistência Penitenciária na Agepen, Gilson Martins, naquele município.

Foto: Reprodução Dourados News.

A denúncia revelava que Vasques teria que ser impedido de assumir o cargo, após ter histórico de porte ilegal de arma, lesão corporal e até compra de veículo roubado de um apenado. A denúncia contra Vasques foi comprovada durante investigação da própria Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário), da Agepen.

Recentemente, com a nova diretoria da Agepen, Rogélio pediu para deixar a administração do presídio no último dia 8 deste mês, sendo exonerado do cargo. Para a função foi colocado José Nicácio do Nascimento. Os mandados de busca e apreensão, além de condução coercitiva, ocorrem boa parte na empresa El Elion Segurança Eletrônica, aonde o ex-diretor do presídio era sócio. Familiares e funcionários da empresa, teria sido encaminhados para condução coercitiva. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024